3 min

Moinho Povos Unidos completa 9 anos e recebe iluminação especial

Principal monumento e símbolo de Holambra ganhará ainda mais destaque à noite, com fachada sendo iluminada em cores diferentes

Na quarta-feira, 12 de julho, o famoso Moinho Povos Unidos da Cidade das Flores completou 9 anos desde que foi inaugurado. O monumento, localizado na Alameda Maurício de Nassau, 249, no acesso à cidade pela rodovia SP-107, recebe constantes visitas da população holambrense e principalmente de turistas, que o reconhecem como símbolo e principal cartão de visitas do município que concentra a maior colônia holandesa em solo brasileiro.

O Moinho Povos Unidos foi construído entre 2007 e 2008, para celebrar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa para a então Fazenda ribeirão, que viria se tornar, mais tarde, Holambra. Ele é o maior moinho típico da América Latina e oferece aos seus visitantes uma visão privilegiada da Capital Nacional das Flores.

O Moinho foi projetado e desenvolvido por um arquiteto holandês, Jan Heijdra, que na época em que conduziu os trabalhos tinha 82 anos de idade. Jan foi responsável pela construção e reforma de mais de 400 moinhos nas terras holandesas e veio ao Brasil especialmente para cuidar da obra, que finalizou com carinho e da qual declarou ter muito orgulho.

Além de sua beleza estrutural, o Moinho irá contar com um toque mais do que especial: Iluminação total do monumento. No total, estão sendo instalados 12 canhões de LED na base e mais 9 no deck, o que deverá destacá-lo ainda mais à noite para quem passa pela rodovia.

O Moinho já contava com 12 canhões de luz, que haviam sido instalados no natal de 2013, porém estes estavam queimados devido a uma descarga elétrica. No entanto, todos os equipamentos foram recuperados e mais 9 foram adquiridos. De acordo com a prefeitura, os mais antigos foram destinados ao deck, para iluminação da base do moinho e os novos (ribaltas de 1 metro de comprimento) serão instalados entre as madeiras do guarda-corpo do deck, projetando o facho de luz para cima.

Com a nova iluminação, a Associação Povos Unidos quer apoiar diversas campanhas como a de combate ao câncer, mudando as cores da iluminação nos meses em que estas são realizadas e também prestar homenagens com as cores das bandeiras nacional e da Holanda em períodos do ano específicos. A Associação ainda promete diversas atrações no local ao longo do ano.

Para comemorar esta data tão importante, A Associação organizará uma surpresa aos visitantes que subirem ao deck do Moinho no dia 16, entre as 10h e as 17h, visto que na semana passada a praça ao lado do local estava sediando o Festival de Food Trucks e a data de aniversário do monumento (hoje,12/07) caiu em uma quarta-feira. Sendo assim, neste final de semana, todos têm a oportunidade de prestigiar o evento.

QUER VISITAR O MOINHO?

O Moinho está aberto aos visitantes de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 18h (aberto somente até o terceiro andar). Já aos sábados, domingos e feriados, funciona das 9h30 às 180h (aberto até o quinto andar e com a presença de um moleiro (operador do moinho) das 10h às 17h.

Ingressos: Inteira: R$ 10,00 - Estudantes e idosos (60 anos ou mais): R$ 5,00


 
Moradores de Holambra (mediante apresentação do Cartão Cidadão ou comprovante de residência): entrada gratuita.


 
De quarta a sexta-feira: GRATUITO (Aberto somente até o terceiro andar).


 
Grupos: a cada 20 ingressos pagos, ganha uma cortesia (Detalhe: visitação deve ser agendada com antecedência).
 

*Na edição impressa desta sexta-feira, 14 de julho, o Jornal da Cidade publica uma reportagem ainda mais detalhada sobre o Moinho Povos Unidos. Confira!
 

#MoinhoPovosUnidos #Holambra #cidadedasflores #turistas #visitantes #AlamedaMaurícioNassau #AméricaLatina #Deck #Visitas

    450
    0