6 min

Além das flores, conheça os sabores que seduzem na Expoflora

Conheça uma breve história sobre alguns dos doces sabores que acompanham o evento e como prepará-los.

Para a grande maioria das pessoas que visita a Expoflora as atrações não se concentram apenas em flores e plantas ou apresentações musicais. Para complementar este pacote que reúne cultura e beleza, a exposição faz questão de incluir o quesito SABOR, que, além de oferecer receitas já tradicionais, também procura trazer novidades a cada ano.

Diversos restaurantes compõem um parque que, além de charme e beleza, proporciona uma alta diversidade no setor gastronômico. Atentando-se a este fato, o site do JC Holambra destaca nesta postagem o passo-a-passo de como preparar algumas das sobremesas mais famosas da Expoflora. Confira!

-Stroopwafel - Quem vende: Oma Beppie, Martin Holandesa e Zoet en Zout


 
História


 
O stroopwafel originou-se na cidade de Gouda, na Holanda. Foi feito pela primeira vez no início de século XIX por um padeiro usando sobras de diversas bolachas da produção (migalhas) adoçadas com um caramelo. A história atribui a invenção do stroopwafel ao padeiro Geraldo Kamphuisen, em 1810, ano em que abriu a sua padaria.

No início do século XIX havia cerca de 100 padarias que faziam o caramelo de waffle em Gouda, que foi a única cidade a produzir o stroopwafel até 1870. Depois dessa data o biscoito também passou a ser feito em festas e nos mercados fora da cidade. Hoje são produzidos artesanalmente em tradicionais feiras abertas de rua na Holanda. No século XX as fábricas começaram a produzir os stroopwafels, permitindo que esse tradicional biscoito holandês ganhasse o mundo.


 
Ingredientes


 
Para os waffles
 

 
250g de farinha de trigo
 

 
125g de manteiga derretida
 

 
75g de açúcar cristal
 

 
1 ovo grande
 

 
25g de fermento seco para pão
 

 
1 colher de sopa de água morna
 

 
1 pitada de sal
 

 
Recheio de caramelo
 

 
200g de melado de cana
 

 
125g de açúcar mascavo
 

 
100g de manteiga derretida
 

 
1 colher de chá de canela em pó


 
Modo de preparo


 
Waffles: Dissolva o fermento seco na água morna. Misture na farinha de trigo a manteiga, o açúcar, o sal, o ovo e, por fim, o fermento dissolvido. Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar de 30 a 60 minutos. Enrole a massa e depois faça bolinhas de 35g.

Coloque as bolinhas em uma grelha própria para fazer waffles com temperatura alta (200g). Deixe assar por uns 30 segundos. Abra a grelha para retirar o waffle e corte-o ao meio. Para o recheio, derreta o açúcar mascavo na panela. Coloque a manteiga, a canela em pó e o melado, mexendo bem até dar um ponto de calda mais encorpado.


 
Dica:


 
Para degustá-lo, nada melhor do que seguir uma dica dos holandeses. Como parte da tradição, eles colocam o biscoito sobre uma xícara de café ou chá quente para que o recheio de caramelo amoleça um pouco.

-Poffertjes (fofinhos) – Quem vende: Casa Bela Restaurante


 
Esta receita precisa de uma frigideira especial antiaderente ou de ferro fundido, com pequenas cavidades de cerca de 3 cm de diâmetro.

História


 
Esse tradicional doce holandês data do século XVIII, mais precisamente do ano de 1795. Por incrível que pareça, o poffertjes teve origem na França, onde praticamente sumiu nos dias atuais. A receita vem da época de Napoleão Bonaparte, quando houve escassez de farinha de trigo e sobrava trigo sarraceno. Como os conventos faziam hóstias com água e trigo, as freiras começaram a experimentar receitas alternativas e, assim, surgiu o poffertjes.

Nessa época, Napoleão dominou boa parte da Europa, inclusive a Holanda, e suas tropas com seus cozinheiros e mercadores vendiam os poffertjes e sua receita. Com o passar do tempo a França esqueceu essa delícia e a Holanda acabou ficando famosa por seus poffertjes. Os poffertjes podem ser feitos com muitos acompanhamentos, mas os mais procurados são o com manteiga e açúcar (tradicional) e o com morango e chantilly.


 
Ingredientes


 
100g de farinha de trigo
 

 
100g de farinha de trigo sarraceno
 

 
2g de sal
 

 
8g de fermento de padeiro
 

 
3 ½ decilitros de leite
 

 
50g de manteiga


 
Modo de preparo


 
Misture a farinha com o sal. Faça uma cova no meio. Dilua o fermento com um pouco de leite morno e coloque-o dentro da cova, acrescentando a margarina e 2/3 do leite. Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, sem grumos. Em seguida, mexendo sempre, adicione o resto do leite em fio. Deixe a massa levedar durante 1 hora em lugar quente.

Aqueça a frigideira e unte cada cavidade com um pincel, com um pouco de manteiga. Encha as cavidades até a metade com o preparado e vire-as com a ponta de um garfo quando a parte de baixo já estiver dourada e a parte de cima seca. Sirva quente com manteiga e açúcar em pó.

-Torta Austríaca Stroopwafel

Ingredientes
 

 
- 260 g margarina
 

 
- 200 g açúcar
 

 
- 4 gemas
 

 
- 600 ml creme de leite pasteurizado
 

 
Recheio
 

 
- 200 g farelo stroopwafel
 

 
- 50 gr caramelo
 

 
- 16 bolachinhas de Stroopwafel


 
Modo de Preparo
 

 
- Bater a margarina até ficar clara.
 

 
- Acrescentar 100 g açúcar e bater novamente por 10 minutos.
 

 
- Acrescente o restante do açúcar e bata por mais 10 minutos.
 

 
- Depois coloque as gemas e bata até clarear.
 

 
- Por último coloca o creme de leite e mexa com uma colher.
 

 
- Forre um aro de 25 cm, colocando a mistura, espalhando o farelo de stroopwafel no meio do recheio, e alise a borda.
 

 
- Cubra com chocolate derretido com um pouco de chantilly

-Bavaroise StroopWafel

Mousse de creme de leite com chocolate branco e deliciosos pedaços de stroopwafels, coberto com caramelo.

Rendimento: 01 TORTA
 

Massa:
 

 
- 330 ml de água;
 

 
- 150 gr açúcar;
 

 
- 40 gr de gemas;
 

 
- 35 grama de leite em pó;
 

 
- meia colher de café de baunilha;

Modo de Preparo:
 

 
A água e o açúcar coloque no fogo em uma panela até chegar à fervura deixe em fogo baixo.
 

 
Depois as gemas, baunilha e o leite em pó muito bem misturadas em um recipiente, acrescente bem lentamente para não formar pelotes, e misture na panela até formar uma massa, apague o fogo e reserve.
 

BAVAROISE (MASSA 01):
 

 
- 410 ml de crème de leite batido sem açúcar;
 

 
- 170 gr chocolate branco picado;
 

 
- 85 gr da massa preparada;
 

 
- 65 ml de água;
 

 
- 6,5 gr de gelatina

Modo de Preparo:

Comece derretendo o chocolate branco até amolecer, depois derreta a gelatina juntamente com a água (não pode ferver). Depois misture o chocolate com a gelatine derretida, misturando bem, acrescente a massa pronta e depois junte com o creme de leite. Não misture muito para não aquecer demais. Pronto, a a massa completa está finalizada e pronta para colocar nos anéis.
 

BAVAROISE (MASSA 02):
 

 
Coloque um aro vazado de 28 centímetros, em uma forma rasa, e no fundo coloque algumas bolachas de stroopwafels e também triture algumas para ser misturado dentro do recheio. Após ter forrado o fundo, acrescente a MASSA 01 dentro do aro até chegar na borda superior e alise com uma faca lisa até a superfície ficar uniforme e lisinha! Coloque a forma com a torta dentro da geladeira por 20 minutos, depois coloque no freezer para ser congelado e preparado no dia seguinte.

Caramelo (cobertura):
 

 
- 200 gr de açúcar;
 

 
- 6 colheres de água;
 

Modo de preparo:
 

 
Em uma panelinha de fundo grossa, coloque em água no fogo médio e deixe o açúcar derreter lentamente, e incline a panelinha lentamente, espalhando a mistura, sem mexer dentro dela, o açúcar começa a caramelizar e formar uma crosta, então não deixe de inclinar a panelinha até o açúcar se dissolver, deixe a mistura fervendo e mini bolhas irão aparecer, assim o caramelo vai se formando e ficando na cor marrom, tome muito cuidado de não aumentar o fogo para não queimar o caramelo. Depois de formado o caramelo, apague o fogo e já pode cobrir o Bavaroise.
 

Acabamento
 

Modo de preparo:
 

 
Tire a torta do freezer com o aro e tudo, esquente um pano e passe nas extremidades, fazendo com que ela esquente e libere o aro. Ainda não tire o aro, deixe um pouquinho para cima, para que possa espalhar o caramelo ainda que aquecido em cima da torta.

Posteriormente, o site do JC Holambra trará alguns dos salgados sabores que fazem parte da maior exposição de flores e plantas da América Latina.

Fonte: Ateliê da Notícia - Publicações e assessoria

Fotos: Divulgação/Internet

#Expoflora2017 #Receitas #Sabores #Doces #Tortas #Culinária #Holambra #Holanda #CidadedasFlores

    1450
    0