2 min

PIX nova ferramenta para pagamentos instantâneos

Entenda as vantagens dessa transação bancária entre contas

Nos últimos dias, inúmeras notícias circulam sobre a chegada do PIX, um novo meio de pagamentos instantâneos (PI) e transações entre contas, que será uma alternativa com menor para os usuários.

Nos casos do DOC (Documento de Ordem de Crédito) e da TED (Transferência Eletrônica Disponível), além do custo alto ainda tem o prazo de efetivação da transação, mas mesmo assim são utilizados por questões de segurança e de tempo, uma vez que evitam enfrentar as filas nos bancos.

O PIX permitirá transações 24 horas por dia, 7 dias na semana diferente dos meios atualmente existentes, que possuem limitações de horário e dias em sua operação. Além disso, a transação ocorrerá em poucos segundos, uma evidente vantagem sobre os meios de pagamento atualmente existentes.

Dentre os objetivos do PIX destaca-se a intenção de propiciar melhor competitividade entre instituições financeiras, maior agilidade nas operações e com menores tarifas.

Para usar o PIX será necessário que, tanto quem envia o dinheiro quanto quem receberá tenham uma conta em banco. Não precisa ser conta corrente. Na definição do Banco Central, as chaves PIX são ‘apelidos’ utilizados para identificar a sua conta. Poderão ser adicionados quatro tipos de chave PIX a uma conta: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chamada chave aleatória.

De acordo com o gerente de contas do Banco Bradesco em Holambra, Caio Machado Francatto, o PIX serve tanto para contas físicas quanto jurídicas. “É um facilitador para transações que vai ser muito bom para pagar e receber”, afirma.

Se todos aprenderem a mexer nesse sistema também é provável que as filas nos bancos diminuam. Para os idosos, que podem estar assustados com tantas mudanças, o especialista garante que não é necessário se preocupar. “É fácil de aprender até para uma criança”, ressalta. O Banco Central prevê que inicialmente, as transações ocorram mais pelos aplicativos dos bancos no celular. Porém, futuramente, o novo sistema também estará disponível nos caixas eletrônicos.

O início das operações estão previstas para 16 de novembro, porém os bancos já começaram a fazer o cadastramento de usuários que se utilizarão do PIX. Correntistas de Holambra que queiram fazer seu cadastro ou tirar dúvidas, deverão entrar em contato com as suas agências.

Noemi Almeida.

    150
    0