top of page

Águas de Holambra executa obra de melhorias do sistema de captação Lago do Holandês

Operação potencializou a eficiência e dobrar a capacidade do sistema



Garantir que o abastecimento acompanhe o desenvolvimento do município para os próximos anos com qualidade e regularidade é uma das principais metas da Águas de Holambra, neste sentido, a concessionária tem investido cada vez mais em melhorias de todo o sistema de saneamento. Mais uma etapa do programa aconteceu no último final de semana (9 e 11/08) e contemplou a execução de um projeto de modernização e ampliação do sistema de captação de água bruta Lago do Holandês.

O projeto planejado pela área de Operações contemplou a substituição das tubulações das bombas existentes por diâmetros maiores. Além disso, será implantado mais um equipamento reserva, totalizando três maquinários, agregando maior segurança operacional ao processo.

Entre os benefícios atrelados com a execução desta fase do programa, destacou-se a ampliação da capacidade de captação do sistema, que apresentava a vazão de 50 litros por segundo e agora pode aduzir até 100 litros por segundo de água bruta.

A intervenção envolveu duas etapas de execução, sendo a primeira com início às 22h30 da sexta-feira (9) e conclusão às 4h do sábado (10). A segunda fase aconteceu a partir das 22h30 do sábado (10) e terminou às 4h do domingo (11). Devido à complexidade da operação, as obras ocorreram no período noturno, tendo em vista minimizar os impactos e interferências às atividades.

Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Valdir Alcarde Junior, o projeto representa mais uma importante ação para garantir que o sistema opere com constante eficiência.

“Continuamente, pesquisamos metodologias e investimos em recursos que visam assegurar que os sistemas operem com máxima eficiência, não só agora, mas também no futuro. Nessa etapa, focamos em aprimorar os procedimentos da captação e modernizar toda a parte de equipamentos”, reforça Alcarde.

23 visualizações0 comentário
bottom of page