top of page

Jaguariúna comemora 85º aniversário da Revolução Constitucionalista


Solenidade em homenagem ao 9 de julho lembra heroísmo de ex-combatentes e valoriza ações da GM, PM e Bombeiros da cidade


Jaguariúna realizou na manhã do último domingo, 9 de julho, na praça Umbelina Beuno, a solenidade em comemoração ao 85º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Este tipo de homagem aos ex-combatentes e colaboradores da causa é realizado em diversas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O evento, organizado pelo CONSEG Jaguariúna - Conselho Comunitário de Segurança de Jaguariúna em conjunto com a Sociedade de Veteranos de 32/MMDC, contou com a presença de representantes da Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM) do Grupamento de Bombeiros Civis (GBC) da cidade, ale´m das pessoas homenageadas e autoridades municipais.

O intuito da solenidade foi homenagear ex-combatentes e voluntários que cooperaram na Revolução Constitucionalista de 1932, para que o Brasil alcançasse a democracia, resgatando assim a importância do acontecimento para o país e para a vida de todos. Aos colaboradores da causa MMDC a presidente do Núcleo de Correspondência "Trincheiras de Jaguariúna", Maria Helena de Toledo Silveira Melo, juntamente com os vereadores e a vice-prefeita da cidade, Rita Bergamasco, entregou um diploma de honra ao mérito e também como um gesto de afeto, a biografia de seu pai e patrono do núcleo, Joaquim Norberto de Toledo Junior, escrita pela própria presidente.

Servidores da GM, PM e dos Bombeiros também foram homenageados por seus feitos e realizações pelos trabalhos de grande relevância em prol da comunidade jaguariunense. O evento contou ainda com alunos de da Escolinha de Judô, que representaram cada bairro da cidade.


Segundo Maria Helena, a intenção é que todo ano sejam realizadas solenidades como estas, em homenagem as pessoas que participaram deste episódio de grande importância para o país e também as pessoas que ainda podem colaborar.

"Todos as cidades deveriam prestar essa homenagem. Este é o segundo ano que ela acontece em Jaguariúna e com certeza pretendemos realizá-la todos os anos", disse Maria Helena. na galeria abaixo, flagrantes da solenidade. - Fotos: Maria Elisa Moraes.

12 visualizações0 comentário
bottom of page