• Da redação

Conselho discute desligamento do sinal analógico de TV na RMC


O desligamento do sinal analógico de televisão na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi um dos principais temas discutidos nesta terça-feira, 18 de julho, na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. A reunião aconteceu no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e abordou também outros assuntos relacionados à região.


Sinal analógico será desligado em 29 de novembro em todos os municípios da RMC

Após a apresentação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV feito por Paulo Brasileiro, diretor de Relações Institucionais e Eventos da EPTV, e Andrea Marques, da empresa Seja Digital, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, explicou que os municípios devem usar seus meios de comunicação disponíveis para informar os cidadãos: “Os prefeitos podem colocar nos sites das prefeituras e nas redes sociais os dados sobre como será feito esse processo como um meio para que essa informação chegue à população”.

O prefeito campineiro ressaltou a necessidade de envolver as áreas de assistência social, uma vez que a migração inclui a distribuição gratuita de kits de conversão (antena, conversor e controle remoto) para a população de baixa renda por meio da Seja Digital. A gerente da empresa, Andrea contou aos presentes que a iniciativa do governo federal operacionaliza a mudança, que melhora a imagens das TVs e abre caminho para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Paulo Brasileiro reafirmou a necessidade de que haja uma sensibilização da população por meio de um trabalho conjunto da Seja Digital, de emissoras de televisão e do poder público. Segundo ele, o sinal analógico será desligado em 29 de novembro em todos os municípios da RMC e todas as TVs abertas passarão a operar somente em sinal digital. Brasileiro destacou a necessidade da parceria dos municípios uma vez que 20% da população de baixa renda não faz parte de programas sociais, mas pode receber o kit.

Kit de conversão

Famílias de baixa renda que queiram agendar a retirada do seu kit de conversão podem fazer isso pelo site http://www.sejadigital.com.br informando o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) para pessoas cadastradas em programas sociais. É possível fazer isso também pelo número 147.

#SinalAnalógicodeTV #SinalDigital #MunicípiosdaRMC #Prefeituras #Holambra #KitdeConversão #AssistênciaSocial #FamíliasdeBaixaRenda

5 visualizações