• Da redação

Jovem de Jaguariúna participa de intercâmbio internacional do MOVE


Igor Crecci viaja dia 12 de agosto para a Noruega; objetivo é mostrar como se transforma objetos recicláveis em instrumentos musicais e aprofundar conhecimentos na área de produção musical

Seis jovens - um deles de Jaguariúna -, participarão do MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio para músicos criado pela organização parceira JM Norway e promovido no Brasil pela Amigos do Guri – uma das gestoras do Projeto Guri, considerado o maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Os eleitos, Gabriel Fabiano dos Santos (Polo Regional/São Carlos), Karoline Ribas (Polo Regional/Presidente Prudente), Renan Augusto Dias (Polo Birigui), Cíntia Galan (Polo Cravinhos), Igor Crecci (Polo Jaguariúna/desativado) e Marcelo de Almeida Brito (Polo Cerquilho), foram selecionados para o programa na Noruega, Malawi e Moçambique.

Aos 23 anos, Igor Crecci (foto) começou seus estudos de música no Projeto Guri e se tornou educador do programa. Estudou percussão durante seis anos no Polo Jaguariúna, que já não existe mais porque foi desativado pelo governo estadual. Atualmente, dá aulas no Polo Pedreira, integrou o Grupo de Referência de Jundiaí (Orquestra Sinfônica) por quase dois anos e fez licenciatura em música no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).


Na Noruega, onde ficará por dez meses, o jovem pretende entender a linguagem musical local e também ensinar os ritmos brasileiros “Gosto muito de percussão baiana e samba enredo. Como a carga horária é extensa, pensei em fazer uma oficina com projetos curtos, com ritmos brasileiros como a Bossa Nova. Quero absorver muito do que eles têm para me ensinar também”, disse.

Igor já fez curso de sonorização e gravação e tem muito interesse nos recursos técnicos oferecidos na Noruega. “Quero trabalhar na produção e dirigir musicalmente o grupo. Isso pode ser uma boa oportunidade de trabalho para mim aqui, pois a demanda é grande e há poucas pessoas especializadas”, comentou o percussionista.

Outra possibilidade, segundo ele, é o trabalho com instrumentos produzidos a partir de sucata e objetos recicláveis. “Quero fazer um projeto inspirado na minha banda, Rádio Sucata, transformar as sucatas de lá em instrumento. Quero levar alguns desses instrumentos como tambor de raio-x com lata, cachichi com garrafa pet. Preciso ver se isso será possível porque eles reciclam tudo por lá.”

Escola pública

A viagem de Igor será no dia 12 de agosto. Ao lado dos outros cinco brasileiros selecionados, ele deve permanecer os primeiros 15 dias em um processo de capacitação em Oslo, na Noruega. O período de integração tem a intenção de preparar o grupo para entender melhor a sociedade onde atuarão como voluntários e também conhecer os conceitos que estruturam o MOVE e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega.

Após essa imersão, cada dupla seguirá seu destino. Na Noruega, Igor será voluntário na Escola TrØndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes que oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e está situada na cidade de Trondheim.

No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado será realizado por meio da participação em festivais de música, competições, workshops e capacitações em áreas de música, cultura e questões sociais. Desde 2016, oito brasileiros já participaram do intercâmbio. Os escolhidos passaram por entrevista e testes e foram eleitos segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais.

Sobre o MOVE

O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) é um programa de intercâmbio criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads, do Malawi e de Moçambique. Seu objetivo é o desenvolvimento da prática musical internacional.

Projeto Guri

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado, Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto, WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer. Confira mais sobre o Projeto Guri em www.projetoguri.org.br

#Jaguariúna #IgorCrecci #Jovemtalento #Intercâmbio #MOVE #ProjetoGuri #GovernoEstadual #Noruega

0 visualização