• Da redação

Estudantes holambrenses participam do projeto EPTV na Escola


Trinta estudantes do 9º ano de três escolas de Holambra estiveram na terça-feira, 1º de agosto, na sede da emissora EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, participando da 18ª edição do projeto "EPTV na Escola". Eles foram escolhidos por educadores que atuam nas unidades de ensino da cidade após a avaliação feita em cerca de 300 redações. Todos são alunos do último ano do Ensino Fundamental. Entre os holambrenses participantes, 20 estudam na Escola Municipal Parque dos Ipês e os demais são de escolas particulares.


Diretor de Educação e estudantes holambrenses na EPTV Campinas (Foto: Divulgação)

Durante a visita os estudantes conheceram a emissora, tiraram dúvidas sobre o trabalho dos profissionais, acompanharam os bastidores do telejornal e terminaram o passeio com um almoço em um shopping da cidade. O tema da redação proposto pela iniciativa, esse ano, foi “Se esta rua, se esta rua fosse minha... Por quê? Não é?”.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Lívia Lucas, a escolha teve como objetivo fazer com que os estudantes refletissem e debatessem em sala de aula a importância de conservar os espaços em que eles estudam e vivem. “A ideia é que cada um saiba de que forma pode contribuir para uma cidade mais limpa e bonita”, disse.

O diretor municipal de Educação, Amarildo Boer, acompanhou os alunos na visita e ressaltou a importância da iniciativa. “Projetos como esse incentivam a pesquisa em torno do assunto, despertam o interesse na leitura. Os alunos ficam motivados. O tema é muito importante, é preciso saber o papel de cada um na preservação de um patrimônio que é de todos nós”, destacou.

O EPTV na Escola envolve cerca de 90 mil estudantes do último ano do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual, de escolas particulares, do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 302 cidades da área de cobertura da emissora.

Em cada uma das regiões (Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas) serão escolhidos 10 finalistas. O primeiro colocado em cada uma delas vai ganhar uma televisão de 32 polegadas e uma viagem para a cidade de Bertioga, no litoral do Estado, para ele e mais 2 acompanhantes.

O material escrito pelo aluno deixará as páginas do caderno e deve virar uma reportagem que será exibida nos telejornais da EPTV. Ela será feita pelo próprio estudante com a ajuda de profissionais da emissora. Na região de Campinas, a premiação está prevista para o dia 23 de novembro.

“Este é o único projeto da EPTV que atinge toda a área de cobertura da emissora. Nós sempre tivemos um olhar voltado para a educação. A ideia é movimentar a cidade com os temas propostos. E temos conseguido. O número de redações que recebemos aumentou e o nível delas está muito interessante este ano”, concluiu Lívia.

#EPTVnaEscola #Estudantes #EnsinoFundamental #Holambra #Redação #Cidadania #Prêmios

0 visualização