top of page

Didática sobre empreendedorismo fará parte do ensino de estudantes holambrenses


Rede Municipal de ensino terá o empreendedorismo presente nas salas de aula, por meio de parceria firmada pela Prefeitura com o Sebrae.


A Prefeitura de Holambra e o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - de Campinas firmaram uma parceria que permitirá aos alunos do ao ano da Rede Municipal desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores, por meio da inserção no programa “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos”. Implantado em Holambra pela primeira vez, desde sua criação há cerca de 17 anos, o programa levará as técnicas do empreendedorismo a mais de 1,4 mil alunos.

De acordo com gerente do Sebrae Campinas, Nilcio Caibar Freitas, os alunos receberão instruções sobre como criar seu próprio negócio e como se planejar para o futuro. “Os alunos serão estimulados a traçar metas e a fazer planos para que elas se concretizem. Eles receberão ferramentas para terem autonomia, para que sejam protagonistas da própria vida nos âmbitos pessoal e social, na carreira e até para criar o próprio negócio”, explica Nilcio.

Os professores da rede passarão por um período de capacitação antes de iniciarem a didática com os alunos. Os 150 educadores envolvidos já iniciaram a primeira etapa de treinamento, que está sendo realizada via internet com os profissionais da entidade. A segunda etapa serão as aulas presenciais. Segundo Freitas, o curso irá instruir os educadores a introduzir os conceitos de empreendedorismo nas disciplinas comuns, facilitando o aprendizado dos alunos.

“O professor de matemática vai trabalhar, por exemplo, com formação de preço de venda e levantamento de custo de maneira simples. O de artes vai auxiliar na confecção de produtos, mostrar como trabalhar com qualidade e eficiência, como entregar um item bonito e de qualidade para que seja comercializado”,exemplificou o diretor.

O diretor municipal de Educação, Amarildo Boer, acredita que na segunda quinzena de agosto os professores já tenham concluído o curso, podendo passar o conteúdo aos alunos durante o período regular de aulas.“É um projeto inédito e inovador para o município. Nós trabalhamos com a formação de cidadãos e agora vamos ajudar a desenvolver o empreendedorismo nesses estudantes. A ideia é despertar o interesse pela criatividade e pela construção do próprio futuro profissional”, disse Amarildo.

A prefeitura também se prepara para apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula na feira do Jovem Empreendedor, que acontecerá em novembro.

A diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, que intermediou a parceria, destacou a importância de Holambra receber um projeto como este para o crescimento intelectual, pessoal e profissional dos estudantes.

“É interessante pra nós, enquanto estância turística, despertar a veia empreendedora em nossas crianças e adolescentes. O turismo, por exemplo, é uma fonte de renda que cresce no dia a dia e precisa de material humano, de novas ideias. Será uma ação muito positiva, com certeza ", disse a diretora. O Sebrae vai ceder gratuitamente todo o material necessário à capacitação em Holambra.

20 visualizações0 comentário
bottom of page