top of page

Circuito Cultural Paulista traz montagem que celebra obra de Renata Pallottini a Holambra


A Cidade das Flores passou a integrar o Circuito Cultural Paulista recentemente e recebe o primeiro espetáculo artístico na próxima quinta-feira, dia 10 de agosto, às 20h, na Biblioteca Municipal. O circuito promove eventos itinerantes e é desenvolvido pelo Governo do Estado como incentivo à cultura. A entrada é gratuita.

Trata-se da montagem “Renata Pallottini: 85 anos de poesia e anarquia”, intervenção que reúne depoimentos em vídeo gravados para o documentário “Viva Renata” e leituras dramáticas de poemas da extensa obra da premiada dramaturga e poetisa paulistana.


Vencedora dos prêmios “Molière” e “Governador do Estado” de melhor texto, pela peça “O Crime da Cabra”, de 1965, além de autora de roteiros musicados por Chico Buarque, Renata Pallottini (foto acima) acumula em sua longa carreira a assinatura de dezenas de peças teatrais. Mas é na poesia que reside a maior riqueza de sua obra.

A apresentação de sua história e trabalho em Holambra é dirigida por Pedro Vieira, também roteirista do espetáculo, que conversará com os espectadores após a exibição na Biblioteca Municipal.

Atrações mensais

“Iniciamos nossa participação no Circuito Cultural Paulista com o pé direito. Trazer uma apresentação cultural dessa natureza para Holambra, em condições mais intimistas, é uma iniciativa muito desafiadora”, comentou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “É uma oportunidade grandiosa para quem aprecia arte e se interessa por poesia, por textos diferenciados e por grandes talentos brasileiros”.

Segundo a diretora, a escolha da intervenção artística e cultural oferecida às cidades participantes do projeto é feita pela Secretaria de Cultura do Estado. Holambra terá, a partir desse mês, ao menos uma atração garantida, custeada pelo Estado. “Teremos atividades culturais em suas mais diferentes formas. A participação no Circuito dará aos holambrenses a oportunidade de experimentar e descobrir novos caminhos dentro da arte”, disse a diretora.

SERVIÇO

Evento: Montagem - “Renata Pallottini: 85 anos de poesia e anarquia”

Data: 10 de agosto - Horário: 20h.

Local: Biblioteca Municipal de Holambra

Diálogo entre depoimentos gravados em vídeo com leituras dramáticas de poemas, e poemas musicados que sintetizam períodos da vida e da obra de Renata Pallottini, cadeira número 20 da Academia Paulista de Letras – poeta, romancista, contista, autora de literatura infantil e juvenil, dramaturga, tradutora, ensaísta, roteirista e professora na Escola de Cinema em Cuba e na EAD/USP.

Duração: 55 minutos | Classificação: 16 anos | Bate-Papo após a apresentação

FICHA TÉCNICA

Poemas: Renata Pallottini.

Roteiro e direção: Pedro Vieira.

Produção Geral: Mario Sergio Loschiavo.

Elenco: Fernanda Viacava, Mariana Blanski. Cantora: Cibele Codonho.

Edição e Fotografia Vídeo: Caco Faria.

Músicas Poemas: Jean Garfunkel e Pedro Vieira.

Arranjos: Pichu Borrelli.

Tratamento Cenográfico, Adereços e Figurino: Miguel Paladino.

Produção: MS39 Produções Ltda.

10 visualizações0 comentário
bottom of page