top of page

Profissional de Muay Thai, holambrense disputará cinturão em setembro


Edson Lopes venceu luta em São Paulo e fala sobre sua carreira como lutador profissional.

O lutador holambrense Edson Lopes, de 29 anos, venceu no dia 30 de julho a última luta do torneio War Muay Thai Fight, garantindo assim uma vaga na disputa pelo cinturão na categoria 77 kg. Por ter vencido três lutas, em três edições seguidas do evento realizado em São Paulo, Edson disputará o título em 24 setembro, e se vencer somará sua quarta conquista em quatro participações.


Edson Lopes nasceu em Holambra, onde ficou até os 5 anos de idade. Após morar em Munhoz (MG), retornou à Cidade das Flores, onde já mora há 12 anos. Ele revela ter iniciado a carreira profissional no Muay Thai há dois anos, mas garante que sua paixão pela luta começou aos 23 anos, quando o atual atleta deixou a montaria em cavalos, atividade que exercia na época, para frequentar o tatame.

Em entrevista ao site do Jornal da Cidade, o lutador falou sobre como passou a admirar o esporte e porque decidiu fazer da luta sua profissão."Eu sempre gostei de lutas, adorava assistir aos filmes, mas como fui criado no sul de Minas, em uma cidade do interior, não tinha acesso a esse tipo de esporte. Até que há dois anos decidi me tornar atleta profissional. Comecei a lutar profissionalmente, minha esposa e família me apoiaram muito, e ainda me apoiam", conta o atleta.

Atualmente, Edson é atleta profissional de Muay Thai pela equipe Cucatti Muay Thai, que possui sede em Campinas e representa também Holambra. O lutador também dá aulas na academia X-Combat, em Holambra, na qual orienta 14 alunos, e em Arthur Nogueira, no Clube Floresta.

"Em fevereiro desse ano estive na Tailândia, país que é considerado o 'berço do Muay Thai' e fiz a luta principal de um dos maiores eventos desse esporte no mundo, enfrentando um lutador tailandês bem experiente. Perdi por pontos, mas consegui fazer uma luta bem equilibrada", revela Edson.


Para as pessoas que desejam seguir no esporte e fazer dele uma profissão, Edson alerta sobre as dificuldades, mas incentiva a superá-las e enxergar na luta não só o lazer e a profissão, mas também uma experiência de vida.

"Aos que pensam em seguir pelo caminho do esporte, e neste caso, do Muay Thai, é necessário ter consciência de que não é fácil e que muitas empresas ainda não perceberam que é um esporte que vem crescendo no país, com grandes representantes até em mundiais e grandes eventos. Críticas sempre virão de pessoas de fora, pois muitos não sabem o que um atleta passa para chegar até o momento da luta. Porém, esse esporte não forma só lutadores mas também o caráter, constrói a ética, a responsabilidade o respeito ao próximo e a disciplina.", ressalta.

Confira alguns títulos conquistados por Edson:

Categoria Amador

Bi-campeão brasileiro de Muay Thai amador (CMTB) 2014/2015

Campeão Paulista de Muay Thai amador 2015

Campeão 2° Open Fight em Pouso Alegre (MG) 2014

Campeão do Kombat Force GP5 Amador em Limeira (SP) 2014

Campeão Interestadual de Muay Thai amador em Pouso Alegre (MG) 2014 Categoria Profissional

Campeão da Copa Mineira de Muay Thai profissional em Campanha (MG) 2015

Campeão Brasileiro de Muay Thai Profissional 77kg (CMTB) 2016

33 visualizações0 comentário
bottom of page