top of page

Campanha de doação de sangue teve a solidariedade de 54 holambrenses


Com a campanha realizada na última sexta-feira, só esse ano o Departamento Municipal de Saúde contabilizou cerca de 150 doações.


A terceira etapa da Campanha de Doação de Sangue 2017 aconteceu na última sexta-feira, 4 de agosto, promovida pela Prefeitura via Departamento Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro da Unicamp e reuniu 54 doadores. Todos compareceram no período da manhã e a coleta foi realizada no Salão da Terceira Idade.

O sangue coletado na campanha será distribuído sem custos a hospitais públicos e filantrópicos da região. De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão são beneficiados com apenas uma doação. “Temos reunido um bom número de novos doadores. Isso sinaliza que cada vez mais pessoas estão optando por se envolver e colaborar. E toda contribuição faz muita diferença”, afirma.

A próxima e última etapa a ser realizada neste ano, segundo Valmir, está agendada para o dia 10 de novembro. Até o momento, aproximadamente 150 doações foram contabilizadas apenas em 2017.

De acordo com o Ministério da Saúde, em pesquisa divulgada em junho deste ano no Portal Brasil (www.brasil.gov.br), apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue. Ainda assim (uma taxa que pode ser considerada baixa), o porcentual atingido supera a taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê pelo menos 1% da população como doadores regulares.

O sangue doado também colabora com os atendimentos de urgência, tratamentos de doenças crônicas, cirurgias de grande porte e câncer. No Brasil, o número de pessoas que realizam transfusões sanguíneas por ano chega aos 3,5 milhões.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Holambra.

12 visualizações0 comentário
bottom of page