top of page

Vacinação contra raiva animal em Holambra será de 19 a 26 de agosto


De 19 e 26 de agosto os donos de animais domésticos em Holambra têm um compromisso com seus pets: comparecer a um posto de atendimento para vacinar cães e gatos contra a raiva animal. A campanha promovida pela Prefeitura de Holambra, via Departamento Municipal de Saúde, terá as doses aplicadas somente em animais com idade igual ou superior a três meses.


Foto de local de vacinação antirrábica: Divulgação - Prefeitura de Holambra/AI.

A meta do setor de Vigilância em Saúde é imunizar 80% da população de cachorros e felinos da cidade. A estimativa é que sejam imunizados cerca de 3,3 mil. De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, a ação reunirá quatro áreas de atendimento ao longo da semana de campanha, enquanto uma equipe percorrerá pontos específicos da zona rural (confira os locais abaixo).

Conforme recomendação da veterinária Soraya Helena Groot, do setor de Vigilância em Saúde, os animais devem estar com coleira e guia e serem conduzidos por um adulto. As fêmeas em gestação podem ser vacinadas normalmente.

Recomendação

“Não devem ser vacinados animais que apresentem sintomas como vômito, diarreia, febre ou que estejam sem se alimentar por vários dias. Nesses casos, a recomendação é aguardar e entrar em contato com o setor de Vigilância assim que as condições do animal estiverem normalizadas”, explicou.

A raiva é uma doença infecciosa aguda provocada por um vírus que compromete o sistema nervoso central e pode levar à morte. Ela é transmitida pela saliva do animal contaminado. Entre os sintomas estão mudança de comportamento, dificuldade para engolir e excesso de salivação.

“A doença não tem cura. Por isso, a conscientização é fundamental”, disse a veterinária. “A prevenção é a única maneira de evitar a raiva, que também pode ser transmitida para o homem”. E de acordo com o Departamento de Saúde de Holambra, não há registro de casos de raiva animal no município.

Postos de vacinação

Sábado, 19 de agosto, das 08h às 11h: Bar do Tuca, no bairro Palmeiras, em frente à escola.

Sábado, 19 de agosto, das 13h às 16h: Campo de areia próximo à caixa d’água da Praça dos Imigrantes.

Segunda a sexta-feira, de 21 a 25 de agosto, das 8h às 11h e das 13h às 16h:

Ginásio Municipal, em frente à Nossa Prainha.

Sábado, 26 de agosto, das 8h às 16h: Salão da Terceira Idade, no Bairro Morada das Flores.

Postos volantes: Floramar e Borda da Mata (21/08), Camanducaia (22/08), Fundão (23/08) e Pinhalzinho (24/08).

4 visualizações0 comentário
bottom of page