• Da redação

Contêineres na Rua Coberta formarão nova praça de alimentação


Dedicadas ao comércio gastronômico, novas instalações têm previsão de entrar em funcionamento no começo de setembro.


Quem passa frequentemente pela pela Rua Coberta, na região central Holambra, certamente já notou a presença de alguns contêineres localizados na lateral do Ginásio Municipal. Colocados no local há cerca de um mês, esses compartimentos formarão uma nova praça de alimentação, sendo ocupados por comerciantes legalizados pela administração municipal.

Segundo a Prefeitura, os contêineres pertencem aos comerciantes que estavam instalados na Praça dos Pássaros, em trailers. Em entrevista ao site do Jornal da Cidade, a diretora do Departamento de Obras e Planejamento, Elisa Pennings, falou sobre a decisão da Prefeitura em propor a mudança aos comerciantes.

O objetivo, segundo a engenheira, é fazer com que os comércios exerçam suas atividades de forma regulamentada e em local padronizado: "Buscamos regularizar a situação do comércio naquela região, que ali foi instalado há anos e sem a estrutura adequada. O contêiner é uma forma de construção sustentável e de baixo custo," afirma Elisa.

Os próprios comerciantes estão arcando com os custos das novas instalações, sendo cedido pela Prefeitura apenas o local, que é a praça na lateral do ginásio. César, conhecido na cidade como "Tapioca" e atuante na área de confecção e venda de pães caseiros, doces e lanches há cerca de 16 anos, é um dos comerciantes que adquiriu um container e deixará o trailer para montar o negócio no novo local.

Conforme Tapioca, o novo local terá espaço para que o comércio possa ser ampliado. "Iniciei com venda de tapiocas, depois comecei com os lanches e agora, com os contêineres, abrirei uma lanchonete e padaria. A padaria ficará aberta durante o dia, vendendo pães e doces caseiros, o que vai diferenciá-la das padarias tradicionais. Já à noite, abrirei a lanchonete com as tapiocas, lanches e porções. Antes eu estava abrindo o trailer apenas à noite, mas agora, com a padaria, poderei abrir o comércio nas duas partes do dia," disse.


Embora estejam no mesmo espaço, cada comerciante irá arcar com seus próprios custos para ter água, energia e gás, por exemplo. Segundo Elisa, a previsão é de que as obras sejam finalizadas ainda no fim deste mês.

Para César, apesar de ter um custo alto, a obra será um sucesso depois de finalizada. "O custo para isso é alto, mas quando tudo estiver pronto acredito que ficará muito bom. É uma padronização que ficará bonita e atrativa aos moradores da cidade e aos turistas," disse.


Esclarecimento do Editor: A palavra “contêiner” resulta do aportuguesamento de “container” e já está registrada em nossos dicionários (Houaiss – Aulete – Michaelis) sempre com o mesmo significado: recipiente, receptáculo, vasilhame. (Aluízio Santana)


Fotos: Maria Elisa Moraes/Site JC.

#ContainersLanchonete #RuaCoberta #Holambra #Holambrense #PrefeituradeHolambra #Comerciantes #Gastronomia #Obras

22 visualizações