top of page

FAAGROH inaugura campus e alunos participam de primeira aula magna



FAAGROH inaugura campus e alunos participam de aula magna

Primeira faculdade dedicada inteiramente ao agronegócio no país, a FAAGROH inaugurou na noite desta segunda-feira, 14 de agosto, seu campus oficial no bairro Fundão, onde foi ministrada a primeira aula do curso “Área de Agronegócios: Ênfase em Horticultura”, que abrange desde o conhecimento da cultura de plantas até formas de trabalhar com um negócio próprio relacionado à área.

A cerimônia teve início às 19h30 e contou com a presença de professores e do grupo gestor da faculdade, representantes do Centro Universitário UniFAJ (parceira da Faculdade das Flores) e de autoridades públicas de Holambra como o prefeito Fernando Fiori de Godoy, a primeira dama Diva de Souza, o vice-prefeito Fernando Capato e quase todos os vereadores da Câmara Municipal.

Aberto ao público, as pessoas presentes puderam apreciar o novo campus e conhecer as instalações da faculdade como salas de aula, laboratórios e biblioteca, que assim como outros espaços, são totalmente estruturados de forma aberta e arborizada.

Em entrevista ao site do Jornal da Cidade, o coordenador e professor Geraldo Eysink explica que o grande foco do curso é oferecer uma proximidade quase que total do aluno com o teor prático do curso, fazendo com que este absorva ainda mais conhecimento mediante as práticas que integrarão quase 100% das aulas.

"Queremos fazer um curso totalmente diferente. A ideia é que o aluno na aprendizagem prática saiba como incorporar seus conhecimentos ao montar seu próprio empreendimento. O primeiro e grande diferencial do nosso curso está no foco em colaborar para que o aluno abra seu próprio negócio e seja economicamente sustentável, ou seja, que ele tenha sucesso. A forma como queremos trabalhar é uma mudança de paradigmas. Ser essencialmente prático é facilitar a aprendizagem contínua do aluno para que ele obtenha conhecimento de fato. O segundo grande diferencial são os docentes e a forma como cada um irá abordar sua disciplina. Ambos conversarão entre si, fazendo com que o aluno perceba, por exemplo, como usar química e matemática, que parecem ser algo totalmente abstrato, na construção de sua formação e de seu negócio", disse o coordenador.


FAAGROH inaugura campus e alunos participam de aula magna

O pró-reitor de graduação, José Carlos Coimbra, falou sobre os projetos da faculdade e também reforçou a mudança no teor de aprendizagem do curso, que visa a prática como fator essencial para que o aluno, relacionando-a com a teoria, adquira um maior conhecimento.

"A faculdade terá uma série de cursos de graduação, pós graduação e extensão futuramente.Temos estruturas pedagógicas e docentes muito fortes, nossos projetos pedagógicos têm nota máxima no MEC. Sendo assim, acreditamos na prática como forma de consolidar a teoria. O conceito dessa faculdade onde tudo é aberto, é fazer com que o aluno fique próximo da prática, buscando uma maior rentabilidade pedagógica", afirma Coimbra.




A cerimônia consistiu na apresentação oficial do Campus, nas palavras do coordenador e reitor do curso, em conjunto com as do prefeito municipal. À medida que os discursos se sucediam, foram apresentados vídeos sobre a instituição e o curso iniciado.

Após o encerramento da cerimônia os alunos tiveram sua primeira aula magna (aula inaugural de um curso, em que uma personalidade com representatividade em sua área de atuação é convidada para enviar uma mensagem aos alunos ingressantes), ministrada pelo mestre e engenheiro agrônomo Ubaldino Dantas Machado, que desenvolveu uma palestra sobre “Educação, FAAGROH e o Agronegócio”.

Falando ao site do Jornal da Cidade, Ubaldino explicou a intenção do tema da palestra ministrada aos alunos e sobre o pepel dos docentes, que, segundo ele, vai além do ensinar. "Nós, docentes, somos obrigados a estimular os jovens a estudar. Muitas vezes se tem a força de vontade, mas também se tem as dúvidas. Sendo assim, nós estamos presentes para apoio a estes alunos. Eu tenho uma cifra muito interessante: a nossa é de, em média, 75 anos;. Eu só vou pedir a eles que dediquem tempo integral, ou seja 0,23 % da vida deles, ao estudo. Se o agronegócio é o coração do país, temos que estar a frente disso e, para este segmento realmente difundir, é necessário que se tenha educação. Ela é vital para o desenvolvimento do agronegócio," disse Ubaldino.


Após a aula inaugural os alunos puderam desfrutar de um coquetel oferecido aos presentes e aos convidados especiais. Em seguida os ingressantes ocuparam uma das salas para finalizar o primeiro dia com mais uma aula do curso.


Confira fotos da Inauguração:

Fotos: Maria Elisa Moraes/Site JC.

10 visualizações0 comentário
bottom of page