• Da redação

Dicas de Segurança: conheça cuidados simples que ajudam a evitar crimes virtuais


Nesta semana o site do Jornal da Cidade dá continuidade à publicação de dicas sobre o que cada cidadão pode fazer, individual ou coletivamente para se prevenir contra a ação de pessoas mal intencionadas ou mesmo de ladrões, que agem diariamente.

Nesta postagem o JC aborda pequenas ações que podem fazer a diferença quando assunto é a segurança na internet, visto que, de acordo com uma pesquisa divulgada em janeiro deste ano pelo jornal Estadão, cerca de 42 milhões de brasileiros são afetados por crimes virtuais


Esta prestação de serviço é feita em conjunto com o Conseg - Conselho Comunitário de Segurança - de Holambra, cuja composição conta com representantes das corporações responsáveis pela segurança pública em nossa cidade: Guarda Municipal (GM), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e membros da comunidade. Confira:

- Cuidado com as senhas: Nunca utilize as mesmas senhas para o acesso em diferentes redes, sejam elas sociais ou com finalidade comercial. É preferível criar diferentes senhas e anotá-las para não esquecer. Evite, também, criar senhas que sejam fáceis de decifrar. Exemplos: datas de nascimento, nome de parentes próximos, cidade onde nasceu, dentre outras.

- Mantenha sempre um antivírus instalado em seu computador. Mesmo em sua versão mais simples, muitas vezes ele pode ajudar a identificar possíveis ameaças e até mesmo bloqueá-las, para que sua rede não seja infectada. Os antivírus podem não só atuar em computadores como também em tablets e smartphones.

- Caso suspeite que foi vítima de algum crime virtual, notifique a Guarda Municipal (GM), a Polícia Militar (PM) ou a Polícia Civil de Holambra. Vale lembrar que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo é uma das mais bem aparelhadas em nosso país para rastrear e identificar autores dos chamados "crimes cibernéticos".

#DicasdeSegurança #CONSEG #Internet #SegurançanaInternet #Dicasúteis #Holambra

9 visualizações