top of page

Morador de Holambra cria bicicleta estilo "Chopper" e chama atenção pela criatividade


Bike foi construída com pneus de carro e moto, mistura estilos e é extremamente leve; inventor explica como a ideia surgiu e aceita encomendas.


De acordo com o Dicionário Aurélio online, a palavra criatividade significa "capacidade de criar, de inventar". Criar, inventar e reinventar são palavras e ações que andam em conjunto, possibilitando a origem de diferentes tipos de arte. Esta definição e este conjunto de ações fez com que muitos moradores e visitantes de Holambra notassem (e quem ainda não viu, certamente verá) uma bicicleta um tanto quanto diferente das habituais circulando pelas ruas tranquilas da Cidade das Flores.

As cores amarela e preta, distribuídas em um formato retrô e futurista, ao mesmo tempo, dão forma à incomum bicicleta criada pelo holambrense Leandro Stoltenborg, de 40 anos (foto abaixo, na bike). Inspirando-se nas famosas bikes Chopper, existentes na Europa e na América do Norte, Leandro dedicou duas semanas de trabalho para criar a famosa "amarelona" na qual circula (e chama atenção) pelas ruas. Em entrevista ao site do Jornal da Cidade o empresário falou sobre o processo de criação da bicicleta, desde a mentalização da ideia até a construção e finalização do projeto desenvolvido.

Segundo Leandro, a ideia de construir uma bike como esta veio a partir do desenvolvimento de outras bicicletas diferenciadas, encomendadas por clientes de sua fábrica. "Vieram alguns clientes até a fábrica e solicitaram que bolássemos um bicicleta de três rodas com um freezer de sorvete em cima, para que estes pudessem se locomover nas ruas para a venda de sorvetes Fizemos esta primeira e logo após fizemos outra, com uma churrasqueira em cima. Essas construções despertaram o meu interesse sobre a fabricação de bikes diferentes", conta o morador.

Movido pela curiosidade e pelo gosto por motocicletas estilo Chopper, o empresário iniciou uma busca na internet sobre bicicletas construídas no mesmo estilo das motos, E, para sua surpresa, não foi difícil encontrar. Observando imagens e pesquisando medidas, Leandro iniciou os trabalhos e materializou o veículo com características próprias.

Para descomplicar, escolheu materiais de fácil acesso na região, como o pneu de uma moto (utilizado na parte dianteira), pneu de carro modelo Sprinter, aro 14 (colocado na traseira) e para o "corpo", tubos quadrados de paredes bem finais, o que torna a bicicleta ainda mais leve, mesmo que a primeira impressão sugira o contrário. "Quis construí-la no formato quadrado porque é mais fácil de trabalhar, além de oferecer leveza à bike. Já o pneu da moto remete, também, a um estilo de motocicleta".


O estilo retrô, representado pelas lanternas e paralamas antigos, em conjunto com a modernidade encontrada no guidão, fazem da criação um verdadeiro sucesso por onde passa. Segundo Leandro, muitas pessoas perguntam como a bicicleta foi construída e de onde surgiu a ideia. Alguns até sugerem a implantação de um motor, o que, segundo o empresário, faria com que a bike perdesse suas características.

Se vender sua atual bike, Leandro garante que o próximo passo será construir uma nova, mas usando pneu de caminhão. A "amarelona" custou R$ 3.750,00, mas o holambrense afirma que para os interessados em ter uma bicicleta igual, o valor pode até ser menor. "No início a ideia era construir uma para ver como ficaria. Mas, se criar um mercado penso em fabricar para fins comerciais. E, claro, se alguém se interessar estou a disposição para oferecer ideias."

Sem nenhuma formação em mecânica, Leandro diz que a vontade de aprender foi a principal motivação para construir a bicicleta. Isso, revela, resultou num projeto que lhe trouxe grande experiência. "O que me motivou a elaborar a bike foi a vontade e a curiosidade para o aprendizado. Hoje, eu, meu filho e meus funcionários andamos por toda a cidade com ela."


Fotos: Maria Elisa Moraes/Site JC

368 visualizações0 comentário
bottom of page