• Da redação

Expoflora começa hoje (25/08) e espera atrair 300 mil pessoas até 24 de setembro


A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, está pronta para receber os 300 mil turistas que espera atrair nesta 36ª edição ano. A abertura ao público é HOJE (sexta-feira, 25 de agosto) e as atrações seguem até dia 24 de setembro, de sexta à domingo das 9h às 19h, incluindo o feriado da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro.


Sempre apresentando novidades e as mais novas tendências do mercado florístico nacional ao consumidor, a feira gera aproximadamente 1.800 vagas de emprego e deve arrecadar aproximadamente R$ 24 milhões, conforme a expectativa dos organizadores.

Para a edição deste ano, a exposição traz novidades no universo floral também na gastronomia. Na parte de flores e plantas ornamentais os lançamentos são cactos mandacaru sem espinhos, cacto-coração, kalanchoes de vaso, variando nas cores Chloe (de cor laranja e um leve cheiro de mamão papaya) e Maxime (rosa claro e compostos por flores de maior tamanho).

As rosas Charm Candy Avalanche prometem fazer sucesso com suas novas cores, assim como as mini-orquídeas phalaenopsis, com aproximadamente 60 flores em suas hastes e a lantana bandana, em cores diferentes. Essas, por sinal, são apenas algumas das atrações para quem busca novidades.

Já na parte gastronômica o público poderá saborear sobremesas no formato de flores, como é o caso da Appelbloem (flor de maçã), cujo nome é formado pela junção da palavra maçã em inglês e holandês, apresentada pelo Restaurante e Confeitaria Martin Holandesa, de Holambra.

Outra curiosidade gastronômica é a rosa de biscoito, brigadeiro de hortelã e bolo de chocolate triturado, vendida em vaso e chamada de Flor da Terra. Esse prato leva a assinatura do Restaurante Casa Bela, um dos mais conhecidos e frequentados na cidade.


Tem ainda a nova Torta Toffe, composta por um ganache produzido com certas especiarias, e a nova versão do famoso stroopwafel, trazida pela Oma Beppie, um biscoito típico da culinária holandesa que é novidade para muita gente e leva waflle recheado com calda de caramelo e uma nova cobertura de chocolate.

Já a sorveteria Vanilla Ice inovou com o Picolelé, um picolé que pode ser montado da forma como o cliente gostaria e na criação de novos sabores de sorvete: beterraba e bacon.

Atrações

A Exposição de Arranjos Florais terá uma mostra com 12 diferentes ambientes festivos, elaborados com diferentes tipos de arranjos florais (incluindo os lançamentos do ano) e organizados pelos decoradores holandeses Jessica Drost e Jan Willem van der Boon. Cerca de 300 espécies diferentes de flores compõem a decoração, sendo todas foram doadas por produtores das cooperativas Veiling e Cooperflora.


A famosa Chuva de Pétalas, que utiliza, em cada apresentação aproximadamente 18 mil botões despetelados será realizada todos os dias do evento, às 16h30, após a Parada das Flores. Caso exista disponibilidade das flores e se o tempo colaborar, pode haver uma segunda edição às 17h, quando um helicóptero realiza o show.

Na Mostra de Paisagismo, 19 ambientes possuem como intenção inspirar o público sobre decorações de teor doméstico e sustentável. Confira a matéria completa à respeito desta atração clicando no link: https://www.jcholambra.com/single-post/2017/08/17/Mostra-de-paisagismo-diversifica-ambientes-residenciais-com-beleza-e-sustentabilidade

Nos cinco palcos instalados próximos as praças de alimentação também ocorre, a partir das 14h, apresentações diárias do grupo de dança holandesa, que reúne crianças e adultos.

Os visitantes também podem aproveitar para ir as compras nos cerca de 250 estandes com produtos de decoração, móveis, acessórios, dentre outros, e também no Shopping das Flores, onde pode ser adquiridas flores e plantas ornamentais de fabricação holambrense.

Quem ainda quiser conhecer melhor a cidade de Holambra e um de seus campos de flores pode realizar o passeio turístico, que passará por principais símbolos da cidade.

Opiniões

O prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, opinou sobre a importância da Expoflora para a cidade que administra e destacou que o alcance do evento é bem maior do que muita gente imagina:


"A Expoflora virou uma vitrine para toda a produção de flores de Holambra. Atraindo cerca de 300 mil pessoas, ela colabora para que os visitantes conheçam nossa história, nossa arquitetura, nossa gastronomia, nossa cidade. Um evento como a Expoflora colabora ainda mais para que Holambra se destaque no turismo no estado de São Paulo e no Brasil, pois este é o nosso viés, nos destacamos pela grande produção de flores, plantas e hortaliças."

Petrus (Piet) Schoenmaker, garoto-propaganda e responsável por ensinar e ensaiar danças típicas holandesas aos dançarinos, que se apresentam a cada uma hora nos vários palcos espalhados pelo recinto da Expoflora, explicou como encara o desafio:


“Coordeno os grupos de dança típica holandesa e fico feliz em ver que nossos dançarinos, que são crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, conseguem levar alegria a todas as pessoas que visitam a Expoflora. Os sons das canções e o dos tamancos ressoando no palco ajudam a criar um clima muito bom, provocando uma sensação positiva para a festa”.

Entre os patrocinadores da Expoflora, chama atenção nesta edição a adesão de uma das fábricas da Coca Cola na região, o que mostra a força que o evento tem na questão de marketing para marcas poderosas. Esta e outras novidades serão abordadas pelo site JC Holambra em outras reportagens sobre o evento.

Confira nossa galeria de fotos e entre no clima da Expoflora 2017:

#Expoflora2017 #Holambra #FloresePlantas #Dançastípicas #FestaFamília #Turismo

13 visualizações