• Da redação

Estudantes da E.M. Jardim Flamboyant são premiados pelo projeto "Saúde Nota 10"


Cerca de 300 estudantes participaram do concurso de redação e desenho promovido pela concessionária Águas de Holambra.


No último dia 23 de agosto a Escola Municipal Jardim Flamboyant, em Holambra, encerrou sua participação no programa Saúde Nota 10, promovido pela Área de Projetos Socioambientais da concessionária Águas de Holambra.

Os trabalhos vencedores nas categorias desenho e redação foram premiados e houve a estreia da peça de teatro Aventuras da Bela Flora, desenvolvida e encenada pela Companhia de Teatro Roma Produções.

O projeto reuniu cerca de 300 alunos da escola e os trabalhos foram produzidos no período de 21 a 29 de junho, abordando as temáticas mencionadas na palestra ministrada pelas equipes técnicas de Projetos Socioambientais e de Operações.

Utilizando uma linguagem mais simples e didática, os técnicos abordaram assuntos como saneamento, responsabilidade de cada um para o consumo consciente dos recursos hídricos no dia a dia, importância da preservação do meio ambiente e o uso correto da rede de coleta de esgoto.

Entre redações e desenhos foram contabilizados 280 projetos. Após a entrega, ambos passaram por um processo seletivo que escolheu as melhores opções, levando em conta, além da estética, aqueles que cumpriram todos os critérios exigidos pelo concurso.

Foram selecionados os seguintes trabalhos:

Categoria Desenho

1º lugar: Vitor Daniel Martins Gonçalves

2º lugar: Keletyn Ribeiro de Oliveira

3º lugar: Ana Julia Silva Rodrigues

Categoria Redação

1º lugar: Julia Gabriela Furiatto

2º lugar: Eduarda Gonçales Rosa

3º lugar: Adriana Mariano de Albuquerque


O primeiro colocado foi premiado com uma bicicleta e os segundo e terceiro lugares receberam como prêmio jogos pedagógicos. De acordo com a coordenadora da escola Jardim Flamboyant, Magali Buani, os alunos se sentiram motivados a participar do projeto deste o início.

Para nós um projeto desse tipo é sempre bem-vindo, pois além de proporcionar uma atividade diferente aos estudantes promove uma motivação para eles aplicarem o que aprenderam em casa. A experiência foi positiva, os professores incentivaram a participação e os alunos ficaram entusiasmados com a proposta desde o princípio, houve um envolvimento muito grande”, disse.

Segundo o coordenador da Águas de Holambra, Marcos Vinícius Antunes, o projeto colabora para a educação socioambiental e aproxima a relação entre a população, o público acadêmico e a concessionária.

Para a empresa, o Saúde Nota 10 permite abordar de maneira diferenciada as questões acerca da preservação do meio ambiente e utilização dos recursos hídricos. Por meio das palestras e dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, conseguimos ter a percepção das principais dúvidas e necessidades do município. Desta forma, com base nas informações obtidas desenvolvemos atividades específicas e avaliamos o que pode ser melhorado”, afirma.

Para Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Projetos Socioambientais da concessionária, a receptividade dos coordenadores e professores da escola municipal incentivou ainda mais os alunos a participarem.

Após a conclusão do programa na Escola Municipal Flamboyant conseguimos avaliar positivamente os resultados. Destaco que a receptividade do corpo docente e direção da instituição foram os diferenciais do projeto, pois incentivaram e ajudaram os alunos a participarem. Para nós, isso é motivo de orgulho, pois demonstra que conseguimos transmitir a seriedade e a importância do Saúde Nota 10”, disse.

Aventuras da Bela Flora


Desenvolvida exclusivamente para o programa “Saúde Nota 10”, pela Companhia Roma Produções, “As aventuras de Bela Flora” é espetáculo infantil que aborda questões socioambientais como o uso consciente da água, destinação correta dos resíduos domésticos e a importância da preservação da natureza, de forma alegre e com uma linguagem própria às crianças, facilitando a compreensão.

A peça acompanha um dia na vida do agricultor, o Sr. Ruben, e seu ajudante Barnabé, que o alerta sobre a poluição da nascente do rio que passa pelas terras do lavrador. O ajudante revela que uma flor chamada Bela Flora alertou que na cidade ainda existem algumas pessoas que não se preocupam com o meio ambiente.

O espetáculo se desenrola sob a investigação do atual problema e dos hábitos das pessoas. Sendo assim, Bela Flora pede ajuda a uma abelha muito divertida e experiente, a Sra. Bel, que a leva até a cidade de Holambra. Ao visitarem a cidade, ambas descobrem que também existem pessoas muito conscientes. A peça convida os alunos a serem protetores do meio ambiente.

Próximos Projetos

A próxima instituição a receber o programa será a Escola Municipal Recanto das Palmeiras, localizada no bairro Parque Residencial Palm Park.

Confira alguns flashes da festa de encerramento:

Créditos: Assessoria de Comunicação / Divulgação

#ÁguasdeHolmabra #Projetossociais #Educação #EducaçãoSocioambiental #EscolaJardimFlamboyant #Holambra #Holambrenses

0 visualização