top of page

Sabor, saúde e leveza: Torta de brócolis!


Dentro do ritmo acelerado e ansioso destes tempos atuais, até a natureza, anteriormente quase sempre precisa, tem se confundido. Em pleno inverno temos tido o privilégio de usufruir da beleza generosa de uma primavera antecipada e nesta semana tivemos, também, dias com temperaturas elevada, que nos deram um ar quente de verão.

Neste festival de temperaturas e estações tivemos sempre, como pano de fundo, uma umidade do ar muito baixa, como que para legitimar a soberania do inverno, que se caracteriza pela falta de chuva e pelo clima seco na região Sudeste.

Quando a umidade do ar atinge patamares muito baixos, nossa saúde se ressente bastante e precisamos dar uma mãozinha ao nosso metabolismo, para que ele continue trabalhando normalmente e mantendo o nosso sistema imunológico equilibrado.

Além do consumo diário de água, líquido sagrado e base de toda a vida, que devemos consumir com abundância para manter nosso corpo hidratado, devemos ficar atentos também com o tipo de alimento a ser ingerido. Estamos numa época de evitar comidas pesadas e gordurosas e ajustar a dieta para pratos leves e saudáveis.

Atenta ao ritmo da natureza, a coluna publica nesta semana uma receita saudável e deliciosa. Afinal, quem não fica com um brilho nos olhos, quando vê a frente uma linda torta, não é mesmo? Esta receita utiliza uma massa de preparo muito fácil e que pode ter diversos usos.

Ela dá ao brócolis um status de prato gourmet. Aliás, essa hortaliça saudável e nutritiva, rica em vitamina C e fibras, é considerada um dos alimentos mais importantes para a saúde e deveria ser consumida diariamente. Trata-se de um verdadeiro buquê de saúde, para saudar a primavera. Então, enfrente o clima seco de cabeça erguida e com saúde plena. Bom apetite!


INGREDIENTES DA MASSA

2 xícaras de farinha de trigo

½ xícara de manteiga sem sal

½ xícara de água gelada

1 colher de chá (rasa) com sal grosso

RECHEIO

1 maço de brócolis picado

5 dentes de alho picados

5 colheres sopa de azeite

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

COBERTURA

4 Ovos

½ litro de leite (eu uso desnatado)

2 colheres de sopa de nata ou requeijão

1 colher de sopa rasa de maisena

1 colher de sobremesa rasa de sal

100 gramas de queijo parmesão

PREPARO

Misture todos os ingredientes da massa com a mão. Faça uma bola, coloque dentro de um saco plástico e leve à geladeira por 2 horas. Se quiser, já prepare de véspera.

Em uma panela ou frigideira grande, refogue o alho com o azeite rapidamente. Acrescente o brócolis picado e dê apenas “um susto”, pois o legume deve se manter crocante, ‘al dente’. Acerte o tempero e reserve.

Retire a massa da geladeira com pelo menos 20 minutos de antecedência, para que ela quebre o gelo. Em uma travessa que possa ir ao forno, de preferência redonda, para dar o formato tradicional de torta, espalhe a massa com os dedos, chegando até as bordas.

Distribua então a brócolis, que já não deve estar tão quente, e espalhe bem por toda superfície. Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador e coloque por cima. Para finalizar, cubra com o queijo ralado e leve para assar em forno preaquecido a 200 graus, por 40 a 50 minutos, até a massa ficar dourada.

Simples e Sofisticado!

RENDIMENTO: 12 Fatias!

ACOMPANHAMENTO: No almoço: arroz, feijão, salada e algum tipo de filé grelhado!

Na janta: salada e, se quiser, filé grelhado!

Para beber: Muita água, sucos, cerveja e vinho branco!

DICA: Se não gostar de alho, utilize cebola ou alho poró.

Eu prefiro utilizar a brócolis em formato de maço neste preparo, pois a considero mais crocante, mas também pode ser o ninja. Esta receita de massa básica e simples pode ser utilizada também em preparos doces, daí não se utiliza o sal grosso, que deve ser substituído por uma pitada de sal normal.

NOTA: Na coluna da semana anterior, do “Bolo de maçã com canela e nozes”, houve uma pequena falha, pois faltou a quantidade de farinha e fui alertada por minha amiga querida e também leitora, Bete Korstsse.

Na receita original, são 2 xícaras de farinha, mas Bete utilizou 1 e ½ xícara e completou com aveia, sugerida como opcional. O resultado me foi enviado por foto e me deixou com água na boca. Peço desculpas pela falha e deixo aqui mais uma sugestão. A coluna e seus leitores são uma grande equipe, juntos trabalhamos melhor!


15 visualizações0 comentário
bottom of page