top of page

Prefeitura inaugura estação de esgoto no Palmeiras e prevê saneamento em toda área rural até 2020


Solenidade ocorreu no último sábado e foi acompanhada por moradores e autoridades.


No último dia 2 de setembro (sábado) foi inaugurada oficialmente a primeira Estação Rural de Tratamento de Esgoto (ERTE) em Holambra, no bairro Palmeiras, às margens da vicinal HBR 155. A solenidade aconteceu por volta das 9h e contou com a presença de autoridades e moradores locais. Para implementar o sistema a Prefeitura se baseou em experiências bem sucedidas implementadas na Holanda.

A iniciativa de conhecê-las e trazer a ideia para possível aplicação na Cidade das Flores (e concretizada agora) foi do ex-presidente da Câmara municipal, Petrus (Pedro) Weel. Em entrevista ao site do Jornal da Cidade, o prefeito Fernando Fiori de Godoy disse que buscar apoio em instituições privadas e governamentais exemplares resulta em resultados positivos para as iniciativas propostas.

"O sistema de tratamento empregado na estação compacta do Palmeiras segue experiências que estão dando certo na Holanda e que permitem uma eficiência de até 95%, transformando, por exemplo, os efluentes em água adequada para irrigação. Temos procurado realizar muitas iniciativas com apoio da iniciativa privada, de instituições do governo e, nesse caso, com participação decisiva do governo holandês. Holambra só tem a ganhar ao trazer experiências que funcionam e que permitem resultados positivos. Somos uma cidade que busca e que, hoje, oferece bons exemplos. Isso nos orgulha demais.", disse.


As obras da nova estação, que custaram aproximadamente R$ 240 mil, irão atender neste momento 350 pessoas que residem no bairro, mas não toda a população. Segundo o prefeito, a colocação de unidades experimentais de tratamento em algumas propriedades, em parceria com a Embrapa, a instalação de 166 fossas biodigestoras por toda a cidade (em andamento) e a inauguração da primeira estação compacta no Palmeiras, marcam o início de uma série de iniciativas que buscam o saneamento em toda a extensão rural de Holambra nos próximos anos.

"Estamos trabalhando em diversas frentes para que a cidade tenha, em alguns anos, saneamento em sua ampla extensão rural. Trata-se de uma iniciativa inédita e que demanda muito investimento. São passos necessários e importantes, que serão complementados com outras iniciativas. Vamos seguir buscando recursos para ampliar esse trabalho até atingirmos a universalização do saneamento.", afirmou.

A Prefeitura espera finalizar as obras de saneamento em toda a extensão rural de Holambra até o final de 2020. Fernando Fiori declarou ainda que iniciativas como as que foram finalizadas e as que estão em andamento agregam mais qualidade de vida e segurança aos moradores, principalmente aos que consomem água de poços artesianos, além do ganho ambiental.

"A cidade tem muito ganhar a partir de iniciativas como essa. Especialmente a zona rural. A construção dessa estação compacta de tratamento é um primeiro e importante passo no sentido de eliminarmos as fossas negras e reduzirmos a contaminação do solo e da água", disse.


Fotos: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Holambra - Divulgação.

11 visualizações0 comentário
bottom of page