top of page

Consab coleta mais de 100 toneladas de lixo hospitalar em sete meses


Holambra é a quarta maior geradora desse tipo de material entre as cidades consorciadas; Até o final de agosto produziu 10,2 toneladas.


O Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental (Consab) recolheu mais de 105,16 toneladas de lixo hospitalar em sete municípios da região em apenas sete meses (período de janeiro a julho) desse ano. A maior parte deles foi recolhida em Jaguariúna e Cosmópolis, que atualmente são responsáveis pela produção de 48,7 e 19,5 toneladas desse material, respectivamente.

De acordo com o consórcio, os resíduos de serviços de saúde são classificados em grupos, sendo cada um deles com uma destinação diferente. Materiais como gaze, algodão e demais bandagens, além de objetos cortantes como seringas e agulhas são encaminhados a usinas de tratamento, onde passam por um processo de descontaminação antes de serem enviados para os aterros.

Por outro lado, medicamentos vencidos e produtos químicos são incinerados em usinas certificadas, de acordo com as normas ambientais. Para o prefeito de Holambra e presidente do Consab, Fernando Fiori de Godoy, o maior desafio é garantir uma adequação no processo de coleta e destinação desses materiais, fazendo com que sejam minimizados os danos ao meio ambiente. “Todo resíduo deve ser tratado com grande responsabilidade. É uma questão de saúde pública. Somos bastante rigorosos nesse sentido”, disse.

Apesar de ser o menor entre os municípios consorciados, Holambra é a quarta maior geradora de resíduos da área de saúde. Até o final do mês passado foram produzidas 10,2 toneladas, quantidade superior, por exemplo, a de cidades maiores como Conchal (7,7) e Engenheiro Coelho (2,7). Em Artur Nogueira foram coletadas 14,1 toneladas e em Cordeirópolis 1,9.

3 visualizações0 comentário
bottom of page