top of page

Receita de Família: Lombo à Grabriel!


Final de semana prolongado pela frente, com a comemoração do feriado de 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. A data soa paradoxal, dada a atual situação da pátria liberta, perdida e perplexa em meio a um mar de lama, que teima em crescer dia após dia, como se a sujeira empurrada há muito tempo para debaixo do tapete não aguentasse mais sua própria existência: explodindo para não sufocar!

Num país onde a desonestidade impera e virou até referência nas altas esferas políticas que administram o país, legitimando a desfaçatez e a cara de pau como atitudes normais e corriqueiras, invertendo os valores éticos mais simples e básicos, existe pouco a ser comemorado, com esta pseudo-independência, quando um Brasil rico e diverso, tomba e sangra como um gigante ferido e é atacado novamente a cada vez que ensaia se reerguer.

Mas como nem todos comungam deste espírito vil e aviltado, seduzidos por um poder relativo e fátuo, pelo qual comprometem e complicam a vida de toda uma nação, o feriado prolongado está aí e como a farra foi muito grande e deixou boa tarde dos brasileiros em apuros financeiros, nada melhor do que aproveitar o descanso, ficando em casa com a família e festejando com um delicioso almoço familiar.

Para este ensejo saudável a coluna publica uma receita deliciosa, utilizando ingredientes de baixo custo, porém com sabor sofisticado, para ressaltar que precisamos, sim, decretar a nossa independência, não necessariamente de um domínio europeu, mas dos resquícios de equívocos arraigados que nos levam de volta às trevas e nos tolhem todas as conquistas alcançadas.

Esta receita de lombo de porco assado foi criada por meu querido amigo Adriano Lopes, gaúcho generoso e assador de churrasco profissional, que nesta criação provou que sua aptidão culinária vai também além dos espetos e da churrasqueira.


Adriano chegou em Holambra há pouco mais de um ano com a família e já conquistou uma legião de amigos. Sua casa traz o aconchego da verdadeira e genuína amizade, aberta e generosa para receber, acolher e, claro, alimentar!

A receita do lombo à Gabriel, uma homenagem ao filho do cozinheiro, é um ícone destes encontros familiares e de amigos que sempre faz grande sucesso e tem, também, o preparo solicitado por alguns convivas, que são fãs de carteirinha da receita. Simples, barato e extremamente saboroso!

Divido com meus leitores esta receita de família, que me foi gentilmente alcançada pela Karen e pelo Adriano, para que todos tenham acesso e confraternizem na independência da generosidade, alcançada pelo preparo do alimento como consagração da família e da verdadeira amizade. Bom feriado a todos!

INGREDIENTES:

1 lombo suíno (aproximadamente 2 Kg)

200 ml de vinagre de vinho tinto

100 ml de azeite

150 ml de água

Farinha de mandioca a gosto.

1 colher de sopa para cada kg carne de tempero completo (sal grosso, ervas desidratadas, especiarias...)

Orégano a gosto

PREPARO:

Num recipiente amplo e fundo, colocar o tempero completo, o vinagre, o azeite, o orégano e dar uma boa mexida. Acrescentar a água e misturar tudo com uma colher de pau.

Mergulhar então o lombo neste preparo, de forma que este fique totalmente coberto e deixar descansando por 30 minutos. Retire do tempero, pré-aqueça o forno e leve o lombo para assar em forno forte, envolvido em papel alumínio por 40 minutos.

Retire então o papel alumínio, dê uma boa regada com o tempero e deixe assar por mais 30 minutos ou até dourar. Neste período, sem o papel, regue o lombo com o tempero duas vezes. O tempo total do lombo no forno varia de uma hora a uma hora e meia, isso vai depender da espessura do lombo e do calor. Poder ser feito também na churrasqueira!

RENDIMENTO: 8 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Salada de folhas verdes com tomate, maionese e arroz!

Fica ótimo também com abacaxi caramelado (receita já publicada).

DICA: O ”tempero pronto” usado pelo Adriano pode ser encontrado em feiras abertas, lojas de produtos naturais (mesmo os industrializados) em todos os supermercados.

Este tempero consiste numa mistura de sal grosso, várias ervas desidratadas e pimenta branca ou preta. Pode, também, ser preparado em casa e ao seu gosto com ervas frescas, se não tiver as desidratadas.

Sugestão: Escolha várias ervas da sua preferência, frescas ou desidratadas, coloque 1 colher de sobremesa de cada, 10 grãos de pimenta branca, 10 grãos de pimenta preta, 2 colheres de sopa rasa de sal grosso em um pilão e soque até ficar macerado. Se tiver uma máquina de moer, coloque tudo nela e bata.

Ervas: alecrim, tomilho, manjericão, sálvia, alfavaca, cheiro verde...

NOTA: O lombo do suíno, popularmente conhecido como lombinho de porco (no Brasil), é uma carne rica em proteínas e em vitamina B1, com um índice menor de colesterol que os outros cortes suínos. Seria como se fosse a parte light da carne de porco, pois apresenta pouca gordura.

28 visualizações0 comentário
bottom of page