• Da redação

Estudantes conhecem e aprendem sobre o Moinho em atividade extraclasse


Estudantes da rede municipal aprendem detalhes sobre o funcionamento do maior moinho da América Latina; confira detalhes interessantes sobre a função dos moinhos holandeses no final desta reportagem.


Alunos do 6º ano da escola municipal Parque dos Ipês, divididos em seis turmas, visitaram nas últimas semanas a maior e mais importante construção típica holandesa de Holambra: o Moinho Povos Unidos, um dos mais emblemáticos cartões postais do município.

De acordo com o Departamento Municipal de educação, em sala de aula os estudantes estão aprendendo sobre a cultura dos imigrantes e a importância dos moinhos na moagem e drenagem de água na Holanda dentre outras coisas. O território holandês, como se sabe, tem boa parte de suas terras localizadas abaixo do nível do mar e necessita de um bom sistema de barreiras e drenagem, para que os campos de cultivo na zona rural não sejam alagados. O passeio também permitiu aos alunos conhecer e aprender na prática detalhes importantes sobre essa grandiosa obra.

O aluno do 6º ano B, Yuri Rodrigues Frealdo, disse que nunca havia estado em um lugar tão alto. “É bem legal o Moinho e todos os andares. O que eu mais gostei foi a maquete que fica no terceiro andar”, disse. Já para João Paulo Barbosa, seu colega de classe, o mais interessante foi ver como o moinho funciona e quais as etapas para moer grãos.


Segundo Amarildo Boer, diretor municipal de Educação, a disciplina Turismo foi integrada à grade curricular em 2014 com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do setor para o desenvolvimento e economia da Cidade das Flores. “Por Holambra ser uma estância, o prefeito teve a ideia de incentivar os jovens desde cedo sobre sua importância, os benefícios e tudo o que esse setor pode proporcionar”, afirmou.

Gabriela Rezende é a professora responsável por ministrar a disciplina que abrange os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Parque dos Ipês. “São aulas bem dinâmicas, que acontecem uma vez por semana. Os alunos aprendem sobre a história de Holambra, cultura holandesa, profissões ligadas ao turismo e muito mais”, disse.


Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

Funções dos moinhos de vento na Holanda

Historicamente, os moinhos de vento na Holanda serviram a muitos propósitos. Pode-se dizer que o mais importante era drenar água das terras baixas de volta para os rios além dos diques, para que a terra pudesse ser cultivada. No século XIV, os moinhos de poste oco eram usados para acionar rodas de pá para drenar as terras úmidas.

O Molen de Roos, em Delft, começou como um moinho do tipo poste oco e foi depois reconstruído com uma estrutura de pedra maior no século XVIII. Hoje ele está restaurado e aberto a visitas. Em Amsterdam, pode-se ver o Molen de Otter, o único moinho de serrar madeira ainda em operação.

Os moinhos de vento hoje

Há mais de 1.000 moinhos de vento na Holanda. Alguns ainda são usados para drenagem, como um ou dois dos 19 em Kinderdijk. O Molen de Otter, ainda em operação em Amsterdam, também é usado para drenagem. O Molen de Valk, em Leiden, também foi restaurado e voltou a moer grãos.

É também um museu, testemunha da história dos moinhos de vento na região. Os poucos moinhos que ainda funcionam estão prestes a perder sua potência: com os prédios ao seu redor ficando cada vez mais altos, eles não recebem mais tanto vento como antes.

Descubra os moinhos de vento da Holanda

Conhecer os moinhos de vento da Holanda é emocionante. Os holandeses restauraram muitos dos locais históricos. Uma vez por ano, na Holanda, acontece o "Dia Nacional dos Moinhos". No segundo sábado de maio, 600 moinhos de vento e de água em todo o país abrem suas portas para os visitantes.

É uma oportunidade de ver alguns dos moinhos históricos que não abrem mais regularmente. Uma maneira fantástica de conhecer esses moinhos é ir de bicicleta. Numa visita aos Países Baixos, dos quais faz parte a Holanda, peça a alguém do escritório de informações aos turistas uma rota que passe por alguns dos mais belos moinhos.

Fonte: http://www.holland.com/br/turismo/descubra-a-holanda/holanda-tradicional/funcoes-dos-moinhos-de-vento-na-holanda.htm - Adendo incluído por Aluízio Santana, Editor do site JC Holambra.

#MoinhoPovosUnidos #Holambra #CartãoPostal #CulturaHolandesa #Educação #Atividadeextraclasse

0 visualização