top of page

Mais que flores, um parque de sabores: Conheça alguns dos pratos mais atrativos da Expoflora


Conheça e saiba como preparar algumas das refeições mais conhecidas da Holanda.


Com 250 mil metros quadrados o parque da Expoflora oferece atrações dos mais variados tipos aos seus visitantes. Quem passeia por lá se depara com flores, brinquedos e apresentações de música e dança. E olha que esses são apenas parte dos atrativos que a maior exposição de flores e plantas da América Latina oferece! Outro segmento que chama muito a atenção dos visitantes é a gastronomia.

Trazendo duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e sete restaurantes (que variam de fast food até comidas nacionais e típicas holandesas), a exposição é um destino que não pode ser deixado de lado pelos que adoram experimentar um prato diferenciado, fora do padrão brasileiro, ainda mais tratando-se da culinária holandesa.

Conhecidos especialmente por ter a carne como um dos ingredientes principais, os pratos holandeses despertam a curiosidade por conta da diversidade na mistura de proteínas com os mais variados ingredientes. Para os que já experimentaram ou para os que ainda não os conhecem, que tal aprender a preparar alguns dos pratos típicos holandeses?

🍽 Dutch Champignons

Suculentas Tiras de Contrafilé ao Molho de Cogumelos Holandeses e Stampot com Escarola e Bacon

Ingredientes:

- 200 gramas de contrafilé em tiras grossas - 125 gramas de cogumelos Paris, lavados, secos e fatiados - 150 gr de batata cozida e passada pelo espremedor - 50 gramas de bacon frito e escorrido - 100 ml de leite - 50 gramas de manteiga - 30 ml de vinho tinto seco - Escarola à vontade - Sal a gosto - Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

- Temperar as tiras de contrafilé com sal e pimenta do reino e reserve.

Em uma frigideira aquecida, colocar a metade da manteiga, acrescentar as tiras de contrafilé e grelhar até o ponto desejado, juntar o vinho e deixar reduzir pela metade, acrescentar os cogumelos e cozinhar até que fiquem macios, mais ou menos 3 minutos, juntar o molho Rotti, cozinhar por mais 2 minutos. Reserve.

Purê de Batatas - em uma panela, colocar a outra metade da manteiga, a batata cozida e passada pelo espremedor, o leite e o bacon e mexer vigorosamente, tempere com sal a gosto, desligue o fogo e junte a escarola lavada e cortada grosseiramente.

Montagem

– Com o auxilio de duas colheres, faça pequenas bolinhas de purê de batatas e coloque de forma harmoniosa no prato, ao lado disponha as tiras de contrafilé e por cima o molho de cogumelos.

🍽 Diny Rostï (batata Rostï recheada c/chucrute e salsichões típicos)

Por: Restaurante Pannenkoek huis

Ingredientes:

-200 gramas de batata Rostï -100 gramas de chucrute pronto -100 gramas de salsichões tipo Schubligs e Weistworst

Modo de preparo

Numa frigideira antiaderente e untada com um fio de óleo, coloque a metade da batata Rostï e faça uma base. Acrescente o chucrute e as salsichas fatiadas, cobrindo o preparo com outra camada de batata. Deixe dourar de um lado e com o auxílio de um prato ou de outra frigideira, virar e doure do outro lado.

Rendimento: serve duas pessoas

Pannekoek Rostï (pannekoek de batata) – Restaurante Pannenkoek huis

Massa

Ingredientes: -1 litro de leite integral -500 gramas de farinha integral -2 ovos -20 gramas de sal

Recheio

-100 gramas de batata Rostï -100 gramas de queijo prato -100 gramas de queijo gouda

Modo de preparo

Coloque a batata Rostï numa frigideira antiaderente e deixe dourar. Cubra com a massa e deixe cozinhar, cobrindo o preparo com os queijos. Com o auxílio de uma outra frigideira vire o pannekoek e doure o queijo, virando novamente.

Batata Rostï

Ingredientes: -500 gramas de batata -200 gramas de bacon -Sal a gosto e noz moscada a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe as batatas sem desmanchá-las (al dente). Rale-as em ralador grosso. Frite o bacon e escorra o óleo. Junte o bacon à batata ralada e tempere com sal e noz moscada.

🍽 Kabeljauw

Bacalhau desfiado com pimentão, azeitonas e coberto por um delicioso purê de batatas.

Ingredientes:

-300 gramas de purê de batatas -50 gramas de azeitona preta fatiada -300 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado -1 colher de sopa de azeite -1/2 pimentão vermelho cortado em cubinhos -1/2 cebola -2 dentes de alho -100 ml de molho bechamel -1/2 copo de requeijão -Parmesão ralado

Modo de preparo

-Misturar o purê de batatas com a azeitona preta fatiada -Refogar no azeite a cebola e o alho -Juntar o pimentão de deixar murchar -Acrescentar o bacalhau desfiado e ajustar o sal -Misturar o molho bechamel com o requeijão

Montagem

Colocar no fundo do refratário o purê de batatas. Cobrir com o refogado de bacalhau e finalizar com o molho bechamel. Gratinar até dourar. Servir acompanhado de arroz branco

Fonte: Ateliê da Notícia - Publicações, assessoria de imprensa e comunicação

Foto: Divulgação/Holland.com

32 visualizações0 comentário
bottom of page