top of page

Cerca de 100 jovens holambrenses prestam o Juramento à Bandeira


Solenidade ocorreu na última sexta-feira (15) e jovens também receberam Certificados de Dispensa de Incorporação.


No último dia 15 de setembro, aproximadamente 100 jovens participaram da solenidade de Juramento à Bandeira e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação em Holambra. A cerimônia, que ocorre anualmente, foi promovida pela Junta do Serviço Militar do município e aconteceu no Centro de Cultura e Eventos. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e também militares.

Para o 1º tenente Mateus Dias Maier, da 4ª Delegacia de Serviço Militar de Campinas e responsável pela Junta do Serviço Militar na estância turística o ato é um momento de transição na vida dos jovens. “Quando completa 18 anos o jovem precisa se alistar. Como aqui em Holambra não há organização militar da ativa, ele recebe um Certificado de Dispensa de Incorporação”, afirmou.

Segundo o 1º tenente não é possível tirar título de eleitor, viajar para o exterior ou prestar concurso público sem o documento. “É com esse documento que ele pode exercer plenamente a sua cidadania”, completou.

O prefeito Fernando Fiori de Godoy é o presidente da Junta Militar da cidade e destacou a importância do ato cívico para os jovens e para Holambra. “Fazemos questão de fazer essa cerimônia, já é o quinto ano, para mostrar a importância de vocês dentro do contexto em que vivem. Que vocês não precisem nunca pegar em uma arma. Que a arma que possam conduzir seja a do estudo, a do diálogo. Que sejam bons filhos, bons pais, que trabalhem, que consigam melhorar o nosso Brasil”, disse o prefeito aos jovens presentes.


Danilo Augusto Pereira, que completará 18 anos em novembro, falou sobre a importância de participar da solenidade. “É um respeito à pátria. É importante estar em dia com o país. Fora que é um marco estar aqui, cantar o hino, ver o exército. É muito bonito”, disse.

Luan Adrien Goris Vernooy, que também recebeu o certificado, comemorou a nova fase. “Acho que é muito importante pra cada jovem poder ter a noção do que é a pátria, do que é você ser brasileiro. É uma transição para uma nova etapa. Com isso você tem todos os seus direitos consolidados”, afirmou.

O estudante Micael Rodrigues de Almeida, do 5º ano da Escola Municipal Jardim das Primaveras, foi premiado, durante a cerimônia por ter feito a melhor redação entre os alunos que participaram de uma palestra no mês de março, sobre as Forças Armadas Brasileiras. A ação fez parte do Projeto Semear, da 4ª Delegacia de Serviço Militar de Campinas. Abaixo, flagrantes da cerimônia, registrada pelo site JC Holambra.

Fotos: Maria Elisa Moraes/Site JC

8 visualizações0 comentário
bottom of page