• Da redação

No Dia da Árvore, sensatez convida a plantar mais e proteger as que temos!


Data tem como principal objetivo conscientizar sobre a preservação deste bem tão valioso; Escolas municipais de Holambra promoverão atividades referente ao assunto.


O dia 21 de setembro é uma data muito importante para o Brasil. Amanhã é a data oficial para se comemorar o "Dia da Árvore". Principalmente em Holambra e nas cidades vizinhas, onde muitas árvores foram eliminadas pelo fogo das queimadas que mancharam a paisagem nos últimos dias.

As diversas espécies arbóreas existentes no Brasil e no mundo são, em grande parte, responsáveis para que a vida na Terra seja possível, o que faz com que esta se torne uma das maiores e mais importantes riquezas que possuímos. E só quem é muito insensível, ou burro demais, não enxerga a importância que as árvores têm para nossa existência.

O Dia da Árvore, que já existia em outros países (nos Estados unidos, por exemplo) foi instituído no Brasil em plena ditadura militar, no governo do então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, que sancionou o Decreto Lei elaborado em 24 de fevereiro de 1965.

A data foi escolhida em razão do início da primavera, que geralmente começa em 23 de setembro no hemisfério Sul do país. Seu principal objetivo é conscientizar a todos sobre a preservação da planta que tanto nos beneficia com sua presença. Outras partes do mundo também comemoram o dia da árvore, mas em diferentes datas.

Qual a importância das árvores para o mundo?

As árvores são responsáveis por aumentar a umidade do ar devido à evapotranspiração que realizam, produzindo oxigênio através do processo de fotossíntese. Elas evitam erosões, reduzem a temperatura, fornecem a deliciosa sombra e o aconchegante abrigo para algumas espécies animais. Além disso, entre as diversas espécies existentes incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira serve como matéria-prima para a criação de móveis e até casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas.

O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, surgindo desse processo a desertificação e a perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante, também, haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Curiosidades

Você sabia que cada região de nosso país possui como símbolo uma árvore diferente? Confira:

Árvore símbolo da região Norte – castanheira;

Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;

Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;

Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;

Árvore símbolo da região Sul – araucária.

Atividades em Holambra

Neste 21 de setembro todas as creches e escolas municipais de Holambra estarão realizando atividades para comemorar o Dia da Árvore. Algumas farão o plantio e outras irão preparar atividades de cuidados com as árvores que já possuem na creche ou escola. Essas ações serão abordadas numa reportagem especial aqui no site do JC Holambra. Fique ligado e confira.

Fonte de pesquisa: Brasil Escola

#Diadaárvore #consicentização #Meioambiente #Educação #Pureza #Holambra #Plantio #Incentivoaoplantio

0 visualização