top of page

Saudável e delicioso: espinafre com molho branco prático!


Com a chegada dos dias mais quentes, pois vivemos um clima de verão em plena primavera, aumenta consideravelmente o fluxo de pessoas caminhando pelas ruas da cidade em diversos horários, em grupos, ou solitários, cada um no seu ritmo, mas tendo em comum a mesma preocupação: ficar com o corpo em forma para enfrentar o calor.

Caminhar é um habito muito saudável e deve fazer parte de nossas vidas em todas as estações, pois, além de manter nosso corpo e mente com saúde ainda pode atuar como um fator social e agregador. E tendo como pano de fundo uma cidade bonita como Holambra, os olhos também se sentem plenos.

Mas de nada adianta o saudável hábito da caminhada se não prestarmos atenção, também, nos alimentos ingeridos, pois todo esforço do exercício pode ser perdido com as escolhas equivocadas na hora de comer. O clima seco e quente pede comidas de digestão leve, porém nutritivas, para que nosso organismo possa manter o ritmo metabólico, gerando energia e bem-estar com qualidade.

Para incrementar a dieta dos leitores, a coluna publica nesta semana uma receita com esta verdura fantástica e cheia de vitaminas, muito corretamente associada a força e energia, calcada em nossas memórias de infância pela figura do marinheiro Popeye: o espinafre!


Desde criança ouvimos falar da importância de comer espinafre, e ele está presente em basicamente todas as papinhas de bebê, pois é uma rica fonte de ferro, que é fundamental na fase de crescimento.

Depois vamos crescendo, nossos bebês adquirem outros hábitos e o espinafre acaba, muitas vezes, ficando esquecido nas refeições da família e entrando em cena, ou na mesa, raras vezes.

Muitas pessoas comentam que gostariam de comê-lo mais frequentemente, mas afora a sopa, ficam sem ideias de como usar este rico vegetal. Para facilitar o acesso a este alimento com grande potencial terapêutico, a coluna publica uma receita clássica, porém, de preparo simplificado, para se adequar aos tempos corridos que vivemos e manter a qualidade da nossa saúde através da boa alimentação.

Esta receita também se transforma num coringa, pois pode se desdobrar, em vários preparos. É o Jornal da Cidade de Holambra, também em seu site, ajudando a manter a qualidade de vida dos seus cidadãos!

INGREDIENTES:

1 Maço de espinafre

½ Litro de leite (eu uso desnatado)

1 Colher sopa rasa de farinha de trigo

½ Pote de iogurte natural integral ou desnatado

1 Colher de sopa de requeijão

1 Colher café de sal

1 Colher café de gengibre (como é um alimento termogênico, ele estimula a queima de calorias)

Pimenta do reino moída na hora a gosto

Noz moscada a gosto

PREPARO:

Lave bem o espinafre, coloque em uma panela ou frigideira grande, ligue o fogo e deixe abafar, por 2 a 3 minutos. Não é necessário acrescentar água. Retire o espinafre da panela, coloque sobre uma tábua de cortar e pique o mais fino que conseguir.

Use a mesma panela em que abafou o espinafre, para agilizar o tempo e poupar serviço e coloque o leite previamente diluído com a colher de sopa de farinha e todos os outros ingredientes. Dê uma boa misturada, junte o espinafre e leve ao fogo baixo por 5 minutos, mexendo algumas vezes, para agregar bem todos os ingredientes.

Desligue o fogo, prove, se necessário corrija o tempero, sirva e se delicie!

RENDIMENTO: 4 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Arroz, feijão carnes grelhadas, peixe...

DICA: Este espinafre com molho branco, se mixado ou batido no liquidificador, se transforma num cremoso molho verde, perfeito para servir sobre carnes grelhadas e ou gratinadas.

NOTA: O espinafre, curiosamente, iniciou sua carreira culinária como uma erva daninha, que passou a ser consumida como alimento.

Ele é originário do centro e do sudeste da Ásia e é rico em vitamina A, B1, B2, B3, C, K, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, magnésio, cloro, silício e ferro. Seu consumo é benéfico também por ser rico em fibra dietética, auxiliando na digestão, prevenindo a prisão de ventre e melhorando os níveis de açúcar no sangue.

Por ter flavonoides na sua composição, pode auxiliar ainda no combate ao câncer. Também é um forte aliado, na prevenção de osteoporose, aterosclerose e hipertensão. Por ser rico em vitamina A o espinafre promove a saúde da pele, mantendo somente a retenção de umidade necessária e combatendo a acne e as rugas.

Com todos estes benefícios, não cometa o erro de deixar o espinafre fora da alimentação da sua família!

100 visualizações0 comentário
bottom of page