• Da redação

Cozinha da Irlanda: Colcannon (Purê de Batata com Repolho!)


Ainda bem que temos a primavera, com toda a sua genuína beleza, seu amplo festival de cores e aromas, sem falar na generosa sinfonia do canto dos pássaros, para nos trazer alegria e mostrar que a vida ainda tem graça e faz sentido, apesar de todas as insanidades e brutalidades humanas.

Que as coisas andam tensas e os valores invertidos, infelizmente, já estamos constatando há bastante tempo, mas estes últimos dias foram intensos, a níveis de tragédias e barbaridades, não só pelos lados de cá, mas também por outros cantos deste vasto e conturbado mundo.

Para reforçar que somos todos irmãos e, portanto, iguais e que juntos nos tornamos mais fortes, a coluna nesta semana leva seus leitores a uma viagem pelo mundo e aterrissa na longínqua ilha da Irlanda, bebendo na fonte, ou melhor comendo e aprendendo a preparar uma de suas receitas mais típicas e populares, que está presente no dia a dia, deste povo e desta cultura, fazendo as vezes do nosso feijão com arroz.

A cozinha irlandesa é tradicional, simples, rústica e saudável, de estilo bem campestre. Os irlandeses são loucos por “batata” e não poderíamos falar sobre o Colcannon, este prato típico e diário da Irlanda, sem deixar de citar um dos seus principais ingredientes! Ela está presente na mesa dos irlandeses todos os dias e costuma ser preparada de todas formas: frita, assada, cozida...


A palavra Colcannon é nada mais do que o purê de batata, misturado com o repolho cozido e a manteiga derretida. O sabor é realmente incrível para quem é fã de vegetais, pois o casamento da batata com a couve resulta num sabor, incrível e diferenciado e segue a linha da dieta saudável, proposta pela coluna.

Os irlandeses variam o preparo desta receita clássica, acrescentando linguiça (Bangers) e então, o prato se denomina: Colcannon Bangers e desta maneira temos duas versões da mesma receita clássica, pata atender os leitores vegetarianos e os que consomem carne.

INGREDIENTES:

1 Kg de Batata descascada e cozida

½ Cabeça de repolho cortado

1 Cebola picada

2 Dentes de alho picados

2 Colheres sopa de manteiga

2 Colheres sopa de azeite

½ Xícara de creme de leite

½ Xícara de cheiro verde

Sal e pimenta do reino a gosto

Noz Moscada a gosto

PREPARO:

Descasque e cozinhe as batatas e reserve. Corte o repolho em pedaços, cozinhe e reserve. Coloque em uma frigideira a manteiga e o azeite e refogue a cebola e o alho, até dourar.

Junte então as batatas já amassadas e refogue com os ingredientes da frigideira. Acrescente o repolho e dê uma boa misturada. Para finalizar, coloque o creme de leite, o sal, a pimenta e a noz moscada, o cheiro verde e misture bem, para que todos os ingredientes se incorporem.

A consistência fica ao gosto de cada leitor, se quiser o colcannon mais firme, mantenha por mais tempo no fogo, pois daí engrossa. Se quiser mais mole, mantenha menos tempo no fogo e pode até acrescentar um pouco de leite, vai do gosto pessoal.

Se quiser finalizar no forno para dar uma leve gratinada também fica muito gostoso, neste casso pode se acrescentar, queijo parmesão para cobrir. No caso de preparar o Colcannon Bangers, refogue a linguiça de sua preferência, juntamente com a cebola e o alho.

RENDIMENTO: 6 Porções!

ACOMPANHAMENTO: No almoço: arroz, feijão salada, carnes.... Os europeus não costumam repetir o amido, portanto se houver batata, não haverá arroz. Mas como no Brasil, temos nossa famosa dobradinha de feijão com arroz, fica a sugestão e quebra se a regra.

No jantar: Os irlandeses costumam comer o colcannon, com cenoura cozida e pão de alho, mas eu faria a sugestão de comer com uma boa salada e neste caso daria uma leve gratinada.

DICA: A cebola pode ser substituída por alho poró. E o repolho tradicional, pelo repolho roxo e até por couve. Para que o repolho não perca sua cor natural, acrescente algumas gostas de vinagre na água do cozimento. Se quiser dar um toque mais digestivo ao Colcannon, acrescente 1 colher café de cominho quando for temperar.

NOTA: O repolho é um dos vegetais mais antigos na alimentação da população brasileira e concentra muitos nutrientes fundamentais para a nossa qualidade de vida. O alimento é extremamente versátil e adaptável nas mais diversas receitas culinárias.

O vegetal é uma excelente fonte de Vitamina C, concentrado quantidades grandes (até mais do que na laranja, considerada a campeã) deste nutriente vital, que é considerado um dos melhores antioxidantes, pois reduz os radicais livres no corpo, que são uma das causas fundamentais do envelhecimento prematuro.

O repolho é um alimento poderoso em diversos componentes nutricionais. Dentre eles, merece destaque a sua grande quantidade de fibras alimentares, que favorece o nosso trânsito intestinal e ajuda diretamente na digestão.

#Cozinhairlandesa #Colcannon #Purêdebatata #Repolho #Irlanda #Bangers

920 visualizações0 comentário