top of page

Profissionais da rede municipal de ensino concluem curso de Contação de Histórias


Em oito encontros, educadores aprenderam sobre o desenvolvimento de diversas técnicas como escolha da história adequada e como interagir com o público.


Profissionais da rede municipal de ensino concluem curso de Contação de Histórias - Jornal da Cidade - JC Holambra

Nesta última quinta-feira, 5 de outubro, educadores da rede de ensino holambrense participaram da última aula do curso “A arte de contar histórias”, realizada na escola Parque dos Ipês. A capacitação, que faz parte do projeto “Semeando Histórias”, criado no ano passado, tem como objetivo aguçar o interesse de crianças e jovens pela leitura.

Idealizado e ministrado pelas educadoras do município Heloísa Towsend e Renata Porreca, o curso teve início em março deste ano e promoveu oito encontros. Nele estavam incluídos dinâmicas de leitura, desenvolvimento de técnicas de linguagem corporal e verbal, ensinamentos sobre escolher a história de maneira adequada e como interagir e atrair o público. A formatura, com entrega de certificados, está prevista para novembro.

“O projeto foi apresentado em todas as unidades escolares e muitos educadores se encantaram. Diante do interesse, percebemos que era preciso prepará-los para que estivessem aptos a fazer esse belo e importante trabalho com os alunos. O prefeito Dr. Fernando incentiva muito este tipo de iniciativa no município”, disse disse Amarildo Boer, diretor municipal de Educação.

Para Heloísa a participação dos alunos é fundamental, interagindo com os profissionais por meio de dobraduras e músicas. “Narrar histórias é pura magia, é o encontro com o lúdico que nos faz viajar sem sair do lugar. Enquanto a narrativa se desenvolve vai despertando a curiosidade e o interesse pela leitura”, afirmou. Renata acredita que os benefícios da história contada são inúmeros para o desenvolvimento dos alunos. “Ela permite e incentiva a interação, desperta emoções e propicia a formação de vínculos afetivos entre as pessoas”, disse.


Profissionais da rede municipal de ensino concluem curso de Contação de Histórias - Jornal da Cidade - JC Holambra

A última aula, realizada nesta quinta-feira, abordou a importância da “arte das palavras” nas escolas e contou com a participação da filósofa e psicanalista Elaine Moraes. Ela tem experiência de 14 anos como contadora de histórias, é atriz, coordena na Unicamp o projeto “Vivências da Carochinha”, de contação de histórias e mediação de leitura, voltado ao público infantil de escolas públicas da região. Ela também pesquisa e desenvolve métodos de Biblioterapia para o dia a dia de jovens, adultos, idosos e de pacientes em hospitais.

Segundo Elaine, a “contação” é algo importante tanto para o professor quanto para o aluno. “A criança está sempre esperando as informações chegarem. O profissional vai ter esse momento prazeroso, lúdico e vai se aproximar mais do seu aluno, o que dá abertura para conhecê-lo melhor, favorecendo o laço de confiança entre eles. Isso reflete no interesse do estudante pelo conhecimento que aquele professor tem a oferecer” disse.

Cláudia Agostinho, professora do 2º ano da escola municipal Jardim das Primaveras, acredita que a contação de histórias é mais uma ferramenta importante que pode auxiliar no trabalho com os alunos em sala de aula. “É algo lúdico e tudo o que parte da brincadeira é mais legal de aprender, mais gostoso. Faz com que a criança se interesse mais”, afirmou.

Mônica Marconato, diretora da creche Abelha Rainha, fez o curso ao lado de quatro professoras da unidade de ensino e aprovou a iniciativa. “O curso foi muito bom. Deu bastante ferramenta e despertou o interesse, despontando em muitas pessoas algo que às vezes nem elas sabiam. Isso fez com que pensassem: ‘nossa eu tenho um baita potencial pra isso, consigo fazer isso com desenvoltura, com alegria’. Foi muito bom”, disse.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

7 visualizações0 comentário
bottom of page