• Da redação

Cartilha que orienta sobre descarte de lixo é divulgada entre estudantes da rede municipal


Educar crianças e jovens a respeito do descarte adequado para cada tipo de lixo e fazer deles multiplicadores de informações em suas casas. É com esse objetivo que a Prefeitura realizou no último dia 3 de outubro a entrega de cartilhas com orientações sobre o tema em escolas e creches da rede municipal de ensino.


A distribuição inicial foi para alunos do 6º ao 9º da Escola Parque dos Ipês e teve a presença do prefeito Fernando Fiori de Godoy, do vice-prefeito Fernando Capato e dos diretores de Educação e Meio Ambiente, Amarildo Boer e Nilson Marconato.

Durante o ato, o prefeito lembrou que a cidade gera em torno de 10,5 toneladas diárias de lixo doméstico e que cerca de 100 caminhões de entulho e lixo verde são removidos todos os meses. Segundo ele, é importantíssimo que todos saibam a destinação correta de cada tipo de resíduo e que contribuam para manter a cidade sempre limpa e organizada.

“As novas gerações têm se mostrado mais conscientes e isso é muito legal. Não é incomum vermos crianças repreendendo os pais por jogarem lixo na rua. É essa consciência que queremos fortalecer aqui”, disse Fiori de Godoy às dezenas de estudantes que acompanharam a entrega.

Diretor da pasta de Meio Ambiente, Marconato ministrou uma pequena palestra aos alunos com informações presentes na cartilha – em especial sobre as caçambas de ecopontos, destinadas a restos de poda e de jardim e utilizadas de maneira irregular com grande frequência.

“Há um lugar certo e adequado para cada tipo de lixo. O doméstico é recolhido pelos caminhões de coleta. O eletrônico, por exemplo, deve ser entregue no Ponto de Entrega Voluntária, e o lixo verde vai para as caçambas verdes”, explicou.

“Quando utilizam essas caçambas para despejo de outros tipos de lixo, aumenta-se a quantidade de trabalho e de gastos. Isso é ruim para todos”. A cartilha também será entregue pela Prefeitura em residências da zona urbana da cidade ao longo das próximas semanas e está disponível no site www.holambra.sp.gov.br

Fotos: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Holambra

#Lixo #Cartilha #Escolas #Holambra #EducaçãoAmbiental #Coleta

3 visualizações