top of page

Encontro de Corais de Holambra reúne 200 coralistas e cativa o público


Evento contou com a apresentação de quatro corais, incluindo os grupos holambrenses "Pró-Música" e Harmonia.


Encontro de Corais de Holambra reúne 200 coralistas e cativa o público presente - Jornal da Cidade - JC Holambra

O Clube Fazenda Ribeirão recebeu no dia 7 de outubro o XVII Encontro de Corais de Holambra, que teve apresentações musicais e artísticas de quatro corais: os holambrenses "Pró-Música" e Harmonia, regidos respectivamente por Beatriz Dokkedal e Carlos Fiorini/Luíza Freitas, do Coral da Cidade de Indaiatuba, sob a regência de Áurea Ambiel, e do "Zíper na Boca", coral da Unicamp sob regência de Vivian Nogueira.

Já em sua 17ª edição, o encontro reúne diferentes corais atuantes no país em um único dia de apresentações, fazendo com que o público presente se envolva com a maneira que cada um utiliza a voz e o corpo ao apresentar uma música.

E foi exatamente a diversidade musical que marcou o encontro. Cada coral, com seu estilo próprio, apresentou cinco canções, oferecendo aos espectadores um espetáculo com 20 músicas de alta qualidade.

Para Maria Gaciene dos Santos (37) , moradora do bairro Camanducaia, o encontro sempre é esperado com entusiasmo por apresentar ótimas músicas. A holambrense também ressalta que outros eventos culturais como este poderiam ser realizados na Cidade das Flores.

"Eu sempre vou nos encontros de corais e geralmente fico sabendo pelo jornal as datas. Particularmente, adoro este tipo de música e acho muito bom ver os corais se apresentando, afinal tenho planos de um dia cantar também. Acho até que deveria acontecer mais vezes no ano, pois é esperado com entusiasmo. No entanto, acredito que poderia ter outros eventos culturais de qualidade na cidade", afirmou.

Participante ativa nos dois corais em Holambra, Gerda De Wit ajudou na montagem e coordenação de ambos, sempre incentivando a entrada de novos integrantes. Retornou à atividade e ajuda a manter viva a tradição na cidade, emprestando sua voz ao conjunto, além divulgar os trabalhos e ouvir outros corais, como ocorre nesse novo encontro. "Na Holanda, é costume existir vários corais e aqui formamos um grupo pra cantar. Ele cresceu e então notamos que o pessoal gosta muito. Para nós, também é um enriquecimento", diz a experiente coralista.

Confira uma breve história sobre os grupos e quais músicas costumam interpretar.

🎼 Coral "Pró-Música"


O grupo foi criado em agosto de 1981 e passou a ser regido por Beatriz (Bia) Dokkedal em 1989. Seu repertório é bastante variado, geralmente interpretando músicas sacras e folclóricas, além de arranjos tradicionais e contemporâneos em vários idiomas.

O coral promove encontros de corais em Holambra, seu local de origem, se apresenta nos encontros promovidos na região e também em eventos diversos, como missas e festas natalinas. Em 2004 o grupo promoveu seu primeiro concerto, em comemoração aos 15 anos de regência de Bia. Em 2009 e 2014 aconteceram outros concertos, para celebrar respectivamente os 20 e 25 anos do coral sob sua regência.

🎤 Coral Harmonia


O Coral Harmonia teve início em agosto de 1987 com o nome "Grupo Holambra Jovem", sob a regência de Humberto Shiomi. Em agosto de 2002, Alexandra van Leeuwen assumiu a regência do coral, que após uma remodelação passou a se chamar Coral Harmonia.

A partir de outubro de 2015, Rafael Garbuio assumiu a regência, e em março de 2017 esta foi novamente reassumida por Carlos Fiorini (regente atual), que também se tornou diretor artístico do grupo e hoje conta com a colaboração da regente assistente Luíza Freitas.

O grupo busca transmitir a alegria de cantar ao público com um repertório variado, abrangendo desde músicas sacras até músicas regionais e folclóricas, da Holanda e de outros países.

🎵Coral Cidade de Indaiatuba


O grupo de Indaiatuba foi criado em 1999 e atualmente é composto por alunos das oficinas de canto coral da Secretaria de Cultura de Indaiatuba, sendo aberto à toda a população. A partir de 2001 passou a ter como regente Áurea Ambiel.

Com um vasto repertório, variando entre músicas folclóricas, populares e clássicas, integra regularmente os projetos Cantata de Natal, Encontro de Corais e Musicais, promovidos pela prefeitura e variados eventos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e capital paulista.

🎶 Coral Unicamp "Zíper na Boca"


Vinculado ao Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural, o coral é composto por alunos, funcionários e docentes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e também membros da comunidade. Atualmente o grupo participa ativamente de festivais de coro, tendo já se apresentado em 11 estados. O coral foi premiado em três edições do Mapa Cultural Paulista e representou o país no XXVI Festival Internacional de Coroa de Galvez, na Argentina.

Dentre os projetos do grupo destacam-se as montagens Os Saltimbancos, The Mamma Mia Songs, Queen Rhapsody, Canta Brasil, Love is all you need: A Tribute to the Beatles, dentre outros. Em 2011 o grupo recebeu a Medalha de Carlos Gomes da Câmara Municipal de Campinas.

Confira algumas foto do encontro:

Fotos: Maria Elisa Moraes/Site JC Holambra

30 visualizações0 comentário
bottom of page