top of page

Católicos festejam Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida


Para celebrar a data, por todo o país as Dioceses, Paróquias e comunidades católicas organizam eventos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Uma dessas iniciativas partiu da Rede Vanguarda, emissora de televisão afiliada da Rede Globo com atuação no Vale do Paraíba.


Atendendo ao convite da Vanguarda, sete artistas plásticos confeccionaram painéis com suas visões de representação da Santa. Todos ficarão expostos no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte, e depois serão integrados ao acervo do Museu de Aparecida.

Entre eles estão Mauricio de Souza e Jerci Maccari, este último de Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde preside a Orquestra Filarmônica Municipal. A Orquestra tem o apoio do Jornal da Cidade de Holambra (JC Holambra) e da Editora Setembro e se apresentará num concerto comemorativo em Holambra, no ano que vem, por ocasião do aniversário de 25 anos do JC.

Aos 68 anos de idade, Jerci é ex-seminarista da Congregação Missionários do Sagrado Coração, se identificou e se dedica às artes plásticas em seu ateliê. O trabalho, feito com muito carinho, resultou em um painel de 1,20 x 1,50 em cores vivas (foto ao final desta reportagem), representando Nossa Senhora Aparecida num vitral. A obra, ao lado da pintura feita por um grafiteiro paulistano, abriu a série de reportagens da TV Vanguarda sobre o tema.

Em festa

A comunidade Católica Apostólica Romana está em festa em todo o Brasil por um motivo muito especial: 2017 é o ano que se comemora o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, que teve sua imagem encontrada no ano de 1717, por pescadores do Rio Paraíba do Sul, e é reconhecida como padroeira de nosso país.

De acordo com a Igreja Católica, a virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Aqui no Brasil isso aconteceu num momento especial, uma vez que Maria apareceu na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo Papa Pio XI. Dessa forma, conforme relato da Igreja católica, o Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

Sobre a aparição

A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época em que o território brasileiro se dividia em Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem.

Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro, emocionando os fiéis, o barco se encheu tanto de peixes que quase virou!

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida do Norte, interior do Estado de São Paulo.

Sobre Jerci Maccari

O artista é natural de Urussanga (SC), mas saiu de sua terra natal bem cedo. Aos 4 anos já residia com a família em Francisco Beltrão (PR), onde passou toda a infância. Na adolescência, ingressou no Seminário por sentir que tinha vocação para se tornar padre e lá permaneceu por 10 anos: de 1962 a 1972. Gostava da rotina de estudos e do ambiente, mas alimentava um forte desejo de se tornar artista plástico (pintor) e também músico.

Foi no seminário, mais precisamente nas aulas do ginásio, que passou a gostar de pintar e viu que ‘levava jeito’. Mais tarde, já em Pirassununga (SP), o contato com outros seminaristas, que dividiram com ele a paixão pelas artes, ampliou horizontes. “Conheci obras mais versáteis e aprendi sobre outros mestres da pintura, o que foi de grande valia e só enriqueceu meus conhecimentos”, diz o ex-seminarista.

O deslanchar enquanto artista plástico mesmo teve um impulso ainda maior em Valinhos (SP), onde reside e possui seu ateliê. Num curso regular livre de pintura artística o professor lhe deu o embasamento necessário para desenvolver as técnicas que aplica hoje em suas obras. “Minha primeira participação numa Exposição foi em Campinas, em 1972, no antigo Coreto Carlos Gomes, que se tornou o atual Conservatório Musical Carlos Gomes”, conta o artista.

Hoje, leva uma vida que lhe permite trabalhar com seu hobby predileto e sempre que pode vai à Itália, onde reside seu filho. Lá, visita museus, conhece quadros famosos, esculturas e se alimenta de muita informação e histórias da arte moderna, requisitos fundamentais para o crescimento técnico e profissional de quem abraça as artes plásticas com a mesma paixão que a traduz em pinceladas criativas.

E sobre o convite que o senhor recebeu? – pergunto. “Recebi um E-mail da produção da TV Vanguarda me convidando a participar do Projeto Olhares e isso me motivou bastante, pois eles tinham visto duas outras obras que pintei: a Santa Ceia e o Cristo Ressuscitado. Além disso, passaram algumas horas em meu ateliê, registrando o processo de criação dessa imagem de Nossa Senhora Aparecida. Nós, artistas, pintamos por motivação, e o convite me inspirou a fazer algo diferente, que espero que gostem”, finaliza Maccari. (AS)


Fotos: Painel (Jerci Maccari/Acervo Pessoal) - Jubileu (Imagem da internet).

116 visualizações0 comentário
bottom of page