top of page

Festa da Santa, Dia das Crianças: Bolo de chocolate com café e creme!


Calor de rachar em plena primavera, prometendo pela frente um verão de arrepiar, torçamos para que a chuva caia generosa para nos refrescar.

Feriado prolongado pela frente com comemoração dupla: celebra se a religiosidade e o lúdico, apesar de achar que os dois aspectos estão, diretamente interligados.

Na religiosidade, celebra se três décadas do surgimento da estátua de Nossa Senhora Aparecida, a imagem negra que emergiu das águas na rede milagrosa, recheada de peixes, que salvou os pescadores e reforçou a igualdade e o sincretismo.

No lúdico, celebramos as crianças, que com toda a sua alegria e energia tornam a nossa vida repleta de graça e ternura e nos fazem mais fortes para enfrentar esta jornada, que nos últimos tempos tem andado muito difícil de encarar.

As ruas do Brasil, neste dia 12 de outubro, estarão repletas de romeiros que louvarão Nossa Senhora Aparecida orando, pedindo e agradecendo por suas intervenções, num lindo espetáculo de fé e devoção.

Nossos parques e praças vão estar repletos de crianças a comemorar o seu dia, celebrando a alegria da infância vivida na sua plenitude, com as bênçãos de Nossa Senhora, a mãe universal, a energia cósmica e infinita que protege e zela por todos nós, independentemente de crenças ou religiões.

Para tornar o feriado mais gostoso, a coluna publica uma receita de bolo recheado e coberto que vai fazer a festa não só das crianças, mas dos adultos também, pois a junção do chocolate com café resulta num sabor tão criativo e único que se pode definir como um casamento perfeito.


Tinha pensado primeiramente em publicar uma receita de peixe, para celebrar a santa, mas optei pelo sabor e gosto que seduz as crianças e, com certeza, nesta decisão contei com a ajuda da santa, pois mãe que é mãe quase sempre abre mão do seu desejo para satisfazer o do filho, ainda mais quando é Dia das Crianças. O bolo é delicioso, fácil de preparar e utiliza ingredientes de custo baixo.

INGREDIENTES:

2 Xícaras de farinha

½ Xícara de açúcar

2 Ovos

1 Pote de iogurte natural (integral, ou desnatado)

¾ de xícara de cacau em pó

1 Colher chá de essência de baunilha

1 Xícara de café expresso, ou passado (bem forte)

¼ de xícara de óleo

1 Pitada de sal

1 Colher sobremesa rasa de fermento em pó

PREPARO:

Numa tigela misture bem a farinha, o açúcar, o cacau em pó e o sal. Adicione o café expresso quente, o óleo, os ovos, a essência de baunilha e o iogurte.

Misture bem os ingredientes com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Acrescente então fermento e misture delicadamente.

Unte uma forma redonda para torta com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha, despejando a mistura.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC durante 30 minutos. Desenforme o bolo (faça o teste do palito), aguarde esfriar e corte ao meio no sentido horizontal.

INGREDIENTES DO RECHEIO:

250 ml de leite

2 gemas

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de farinha

Casca de limão

1 Colher café de essência de baunilha

PREPARO:

Leve ao FOGO o leite com a casca de limão e, quando levantar fervura, retire.

Numa tigela, misture o açúcar com as gemas até obter uma mistura clara (ponto de gemada).

Junte então a farinha e misture bem. Adicione o leite coado e a essência de baunilha e continue a mexer. Leve novamente esta mistura, ao fogo e fique mexendo, até engrossar.

Retire do fogo, assim que engrossar e deixe esfriar.

Recheie o bolo com este creme!

INGREDIENTES DA COBERTURA:

200 g de chocolate em barra, ao leite, ou meio amargo

1 lata de leite condensado

½ Xícara chá de leite

PREPARO:

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, junte o leite condensado e um pouco de leite, misture muito bem e cubra o bolo com este creme.

Decore com raspas de chocolate e morangos e solte a criança, se deliciando com esta gostosura!

RENDIMENTO: 20 Fatias!

ACOMPANHAMENTO: Sucos, café, chá!

DICA: Este creme amarelo usado no recheio, se chama: creme pasteleiro e é um clássico da doçaria portuguesa, muito utilizado no mundo inteiro, no preparo de vários doces.

Mais um coringa para o acervo doméstico dos leitores do Jornal da Cidade!

NOTA: Sejamos devotos, ou não, vamos aproveitar o ensejo religioso e rezar para que Deus proteja hoje e sempre as nossas crianças, zelando pela sua saúde física e mental.

Uma infância vivida em toda a sua essência resulta em adultos felizes e bem resolvidos, além de servir de base sólida para toda vida.

Infelizmente, os tempos atuais, na sua enorme ansiedade e pressa que normalmente não nos leva a lugar algum, tem roubado este direito claro e universal de nossas crianças, tornando as adultas antes do tempo, quando ainda não estão prontas e colocando em risco o futuro do mundo, através de uma inversão de valores.

Sejamos guardiões e lutemos por nossas crianças e pelo seu direto de terem uma infância!

Bom feriado a todos!

89 visualizações0 comentário
bottom of page