top of page

Fundão celebra Dia da Criança com festa comunitária antecipada


Na tarde de domingo, 8 de outubro, cerca de 500 pessoas participaram da festa em homenagem ao Dia das Crianças no salão comunitário da Igreja Nossa Senhora do Amparo, no bairro Fundão, em Holambra. Foi a sétima edição do evento, que é organizado por um grupo de voluntários da comunidade.


Um deles é Hermindo Félix, 36 anos, morador no Fundão há 27 anos e membro ativo da Comunidade Feliz São Miguel Arcanjo. Atualmente a organização está a cargo de 8 pessoas (eram 10) e todas residem no bairro Fundão. O grupo organiza a festa, decide o que vai ser feito e conta com o apoio dos familiares.

A ideia de realizar um evento que levasse alegria às crianças, segundo Hermindo, teve origem nas homenagens a São Cosme e São Damião, que eram organizadas todo ano por Aparício de Almeida, morador já falecido. Para bancar a festa da criançada, no primeiro ano os voluntários arrecadaram R$ 1 (um real) de cada morador do bairro e os amigos ajudaram na estrutura e prestando serviços.

A ideia não prosperou e o jeito foi buscar outra forma de arrecadar dinheiro. No segundo ano organizaram a “Noite da Pizza”, que passou a ter duas edições para arrecadar fundos: uma para a festa do Dia das Crianças e outra para o Natal. A venda de ingressos teve apoio e o salão comunitário lotava, com pizza sendo servida à vontade, enquanto os participantes participavam de bingos e leilões, o que aumenta a arrecadação.

Dia das Crianças

Na edição do último dia 8, por exemplo, a comunidade se divertiu na festa do Dia das Crianças saboreando sucos, salgadinhos, doces, refrigerantes, massas (um equipamento italiano foi alugado para dar conta da demanda), pipoca e algodão doce. Para a garotada, houve brincadeiras como a da “torta na cara” e brinquedos infláveis (cama elástica e futebol de sabão).

Teve prestação de serviços, também: um cabeleireiro voluntário, de Arthur Nogueira, fez dezenas de cortes de cabelo gratuitamente, enquanto o pessoal da UniFAJ (Centro Universitário Jaguariúna) se vestiu de personagens e fez pintura de rosto. A instituição de ensino superior também colaborou com a festa doando 1 mil salgadinhos, brinquedos e um grande bolo. A arrecadação com a Festa da Pizza, conforme Hermindo Félix, permitiu que comprassem cerca de 250 brinquedos e distribuíssem às crianças.

“Realizamos essas ações para poder dar a algumas crianças o que elas não podem ter no seu dia a dia. Será que todos os pais podem comprar o que compro para meus filhos? Então, procuramos oferecer uma festa igual a que tínhamos quando éramos crianças, proporcionando um dia de intensa convivência com a família”, explica o voluntário. Durante o ano o grupo também recebe doações de instituições privadas – um dos parceiros é o Sicredi – para organizar rifas, que ajudam a complementar a renda.

Fotos: Divulgação/Organização da festa.

101 visualizações0 comentário
bottom of page