top of page

Cismetro garante mamografia a mulheres de Holambra em clínica particular


Parceria firmada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde possibilita atendimento e realização de exames em clínica particular na própria cidade.


Começa o Mutirão de Mamografia e holambrenses são atendidas em clínica particular - Jornal da Cidade - JC Holambra

O mutirão de Mamografia promovido pela Prefeitura teve início no último dia 6 e já atendeu trinta e cinco mulheres. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa em Holambra e, conforme o departamento Municipal de Saúde, reduzirá em 90% a fila de espera por este tipo de procedimento. Até o final do mês 130 exames serão agendados, além dos 40 que já são realizados regularmente – sem necessitar de locomoção para hospitais de referência.

O atendimento às holambrenses está sendo realizado em uma clínica particular local, que recebe moradores usuários da rede pública de saúde através de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Cismetro. As mulheres que estão na lista de espera são comunicadas por profissionais da Policlínica Municipal sobre a data e horário do agendamento.

“Em Holambra, as ações do Outubro Rosa são efetivas, práticas. O mutirão é prova disso. Vamos reduzir drasticamente a fila de espera por mamografia. Em todas as unidades de saúde os servidores estão uniformizados e engajados nessa ação de conscientização. Prevenção e cuidado com a saúde são sempre os melhores caminhos”, disse o prefeito Fernando Fiori de Godoy.

A médica radiologista da clínica, Mara Pimentel Moreira, aconselha que no dia do exame as pacientes levem a última mamografia realizada e que evitem o uso de cosméticos. “A gente orienta para não passar talco nas axilas e nem desodorante, porque isso dá a falsa impressão de haver microcalcificação”, explica. Ela conta também que o procedimento deve ser evitado próximo ao período menstrual, quando as mamas ficam mais doloridas. Já as mulheres grávidas não devem fazer o exame.


Começa o Mutirão de Mamografia e holambrenses são atendidas em clínica particular - Jornal da Cidade - JC Holambra

A chefe de cozinha Rozeni Pasqualeti, de 46 anos, aguardava para fazer a mamografia há dois meses. Ela foi chamada para realizar o procedimento nesta primeira semana de mutirão e comemorou a possibilidade de ser atendida de forma rápida e sem sair da cidade.

“Eu sempre passava no médico e ele pedia para fazer, mas não posso ficar o dia inteiro fora de Holambra”, explicou. “Aí como aqui é perto, eu saio e vou trabalhar de novo. Então eu falei: ‘agora eu não vou perder. Eu vou’. E ficou bem melhor, mesmo”.

A dona de casa Sônia Aparecida Natalli de Campos, de 55 anos, também aprovou a comodidade. “Uma maravilha fazer aqui pertinho. Primeiro a gente tinha que ficar quase o dia todo fora de casa. Agora não. É tranquilo. Já vem e logo tá pronta para ir embora, cuidar dos afazeres”, contou.

Outra paciente atendida nos primeiros dias de mutirão é a também dona de casa Rosemary Souza Gomes, de 52 anos. Moradora do bairro Imigrantes, disse que cuida da saúde e costuma passar por consultas médicas regularmente. Assim que saiu da sala de exame contou como se sentiu durante o procedimento. “Foi muito bom. O atendimento foi ótimo”, elogiou. “Esse negócio de que dói... não. Não dói nada. E aqui eu me senti à vontade. Eu não senti nada de incômodo”.

A rede municipal de Saúde de Holambra oferece exames de mamografia gratuitos também em hospitais de referência como o Ambulatório Médico de Especialidades de Amparo e há vagas disponíveis. “A realização de exames em Holambra traz comodidade, mas temos opções para quem quer acelerar o agendamento”, afirmou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. O transporte para outros municípios é garantido pela Prefeitura.

Beneficiada pelo mutirão, dona Sônia fez sua parte. Optou pela prevenção e deixou o recado: “A gente tem que fazer a rotina para prevenir e, se der alguma coisa, vai se tratar e sarar. Cuidar e ficar bem, né?”.

Ainda segundo a Prefeitura, as unidades de saúde de Holambra oferecem gratuitamente consultas com médicos para acompanhamento regular. Os postos de atendimento dispõem de profissionais para orientações sobre a prevenção do câncer de mama. Quem tiver dúvidas ou precisar de mais informações deve procurar a Policlínica Municipal, que atende pelo número (19) 3802-1555, Ramal 213.

Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.

16 visualizações0 comentário
bottom of page