• Da redação

Holambra programa festa para comemorar suas conquistas


Cidade celebra os 26 anos de emancipação política com programação que reúne cultura, saúde e lazer.


Holambra é modelo no meio ambiente com o Projeto Nascentes e deve apresentar, ainda este ano, o Plano de Saneamento Rural. No turismo, vem crescendo o número de visitantes que passam por aqui para contemplar as belezas naturais e a qualidade de vida que a cidade oferece aos seus moradores. Além de turistas, tem atraído investidores e um exemplo é o Hotel Transamérica Prime – Holambra será a sexta cidade do país a contar com o hotel. Este ano foi inaugurada a Faagroh, que deve ampliar o número de cursos e favorecer a formação superior dos holambrenses. A Saúde foi apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como “um setor efetivo”, que tem ampliado atendimentos e investido em equipamentos.

Para o prefeito Fernando Fiori de Godoy (PTB), esses são apenas alguns motivos para o morador comemorar os 26 anos de emancipação política de Holambra. “Temos muitos motivos para comemorar. Holambra é uma cidade modelo, nova e moderna. E a festa, principalmente o ato cívico no dia 27 de outubro, é para o morador, é um momento cívico, especial, que reúne apresentações culturais e a premiação do concurso fotográfico. Esperamos que o morador venha tomar o café da manhã com a cidade”, convidou Dr. Fernando, ao frisar que espera a participação e o envolvimento da população neste mês “intenso de atrações”.

O vice-prefeito Fernando Capato (PSD) destacou seu orgulho de ser holambrense, de morar em Holambra, e de ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Holambra é um município jovem, mas com uma história forte de união e de muito trabalho. Precisamos preservar isso para que a cidade siga avançando no caminho certo”, disse.

Exposição e capoeira As comemorações do aniversário de Holambra começaram no último sábado, dia 7, com a abertura da exposição fotográfica “África em Nós”. É uma parceria com a Secretaria Estadual de Cultural e seguirá até dia 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos, aos sábados e domingos, das 9h às 17h. São 30 imagens que exemplificam as raízes africanas na cultura brasileira em contextos diferentes, como a variedade das cores nas manifestações religiosas e culturais, a pluralidade das etnias e o encontro da arte como registro da identidade cultural do povo brasileiro.

A diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, destacou que a exposição ganhará mais um atrativo: nos dias 17 e 24 de outubro (quarta-feira), terá roda de capoeira comandada pelo professor Rodrigo.

Serão aulas abertas, das 19h às 21h, e mais uma oportunidade para o holambrense conferir a exposição e praticar uma modalidade de origem africana.

Esporte e música No dia 22 tem Pedalada da Família e aulão de zumba e ritmos na Rua da Amizade. O diretor de Esportes, José Roberto Maganha Júnior, informou que estão finalizando o percurso, mas adiantou que será na área urbana e deve ter, em média, 4km. “O percurso será traçado para que todos possam participar: queremos reunir crianças, adolescentes, adultos e melhor idade”, disse, ao reforçar que a intenção é integrar a família em um evento que contará, ainda, com Tenda da Saúde que passará orientações voltadas ao Outubro Rosa (diagnóstico precoce do câncer de mama).

A pedalada entregará sete troféus: participante mais idoso, mais jovem, maior grupo, maior grupo familiar, melhor fantasia, participante mais animado e grupo mais animado. Todos também concorrerão a sorteios de bicicletas.

A saída será da Rua da Amizade, às 9h, e o local sediará aulas de zumba e ritmos até as 12h. Para completar, mesa de fruta para recarregar a energia dos participantes.

Feriado

Na sexta-feira, dia 27, acontece o Ato Cívico, das 9h às 12h, em frente à Prefeitura. Na programação, além das apresentações da Orquestra de Viola Caipira de Holambra, do Coral Reviver e da Fanfarra Amigos de Holambra também haverá um bolo de aniversário e serão premiados os ganhadores do concurso fotográfico. Alessandra lembrou que o desafio proposto este ano aos participantes é o resgate da história de Holambra: para participar, é preciso ter como modelo uma foto antiga (de qualquer lugar da cidade ou até de pessoas) e uma recente, do mesmo lugar ou pessoas (se for de uma família, por exemplo, a foto atual pode contar com os novos integrantes). As fichas de inscrição e as regras podem ser retiradas na biblioteca municipal.

A partir das 14h, as comemorações continuam na Rua da Amizade, com apresentação dos talentos da cidade. No final da tarde tem jazz, hip hop e zumba comandados por profissionais de Holambra. Á noite haverá a apresentação do Grupo Inspirados (rap nacional, às 18h), seguido por apresentação da Ginasta Olímpica do Colégio Objetivo de Cosmópolis e muito rock com a Banda Voltare (Rio Claro), Banda Finder (Holambra) e Legião Urbana Cover (Limeira).

Diversidade No sábado tem a última etapa do Haka Race, com largada às 8h. Das 14h às 16h, a criançada poderá se divertir com brinquedos infláveis e, a partir das 16h, tem contação de história com Heloísa Towsend, na Rua da Amizade.

A noite começa com Dan e Marcelo (Campinas), às 20h, seguidos pelo Grupo de Dança Brasiliense e Grupo de Dança Buga Dance, ambos de Campinas. Segue com Luan Lucas e Willian, Grupo Alabama (São Paulo), Grupo Comanches (Holambra) e Bruno e Gustavo.

O domingo começa com a final do Campeonato Veteranos – finalistas serão definidos após semifinais entre Internacional X Unidos do Paraná e Jack Flores X Rural.

Das 9h às 12h tem edição especial do Viola, Café e Flores, que contará com apresentação de novo repertório da Orquestra de Viola de Holambra e participação especial do Índio Cachoeira e Santarém. Na parte da tarde, das 14h ás 17h, acontece Show Gospel da Igreja Quadrangular. Para encerrar a noite e as comemorações, Stand Up com Celso Lauro e Caíque Dumont, às 19h30, também na Rua da Amizade. Todas as atrações promovidas pela Prefeitura são gratuitas.

Fotos: Helga Vilela-Jornal da Cidade am dos holambrenses nas festividades

#Holambra #Holambrenses #Festa #Comemoração #EmancipaçãoPolítica #Lazer #Cultura #AniversáriodeHolambra #Música #Esportes #Saúde #Diversão #Programaçãodeaniversário

5 visualizações