top of page

Violeiros holambrenses participam do 1º encontro de Orquestras em Santa Bárbara D’Oeste


Encontro terá apresentações de mais cinco orquestras; Entrada é gratuita.


Violeiros holambrenses participam do 1º encontro de Orquestras em Santa Bárbara D’Oeste - Jornal da Cidade - JC Holambra

Nesse domingo, dia 22 de outubro, a Orquestra de Viola Caipira de Holambra participa do 1º Encontro de Orquestras de Violas que será realizado no Novo Pátio da Usina Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste. O evento é uma realização da Associação Orquestra Barbarense de Violas e da Prefeitura e conta com apoio da EPTV Campinas. As apresentações começam às 9h e a entrada é gratuita.

O grupo de violeiros holambrenses se reúne desde 2015 e é composto atualmente por 30 pessoas das mais variadas profissões, idades, nascidas em diversas cidades do país e até de fora dele – mas com algo em comum: a paixão pela música sertaneja e de raiz. Os ensaios do grupo acontecem todas as segundas-feiras, no Centro de Cultura e Eventos. Em apenas dois anos de atividade, a orquestra já acumula 40 apresentações, resultado da paixão e da dedicação imposta por seus integrantes.

Além do grupo de Holambra, também se apresentará no evento de Santa Bárbara D’Oeste a Orquestra de Violeiros de Pedreira, As Piracicabanas (Orquestra Feminina), Orquestra Piracicabana de Viola Caipira e Orquestra Barbarense de Violas, em conjunto com integrantes da Orquestra Barbarense Feminina de Violas. “São orquestras experientes, com sete, 12 e até 16 anos de formação. Ficamos muito felizes de receber o convite para participar de um evento desse porte. Apesar de estarmos começando, temos qualidade e esse convite mostra que o trabalho já é reconhecido na região”, disse Cristiano Scuciatto, maestro da orquestra holambrense, que possui quase metade dos 20 anos de profissão dedicados à viola caipira.


Violeiros holambrenses participam do 1º encontro de Orquestras em Santa Bárbara D’Oeste - Jornal da Cidade - JC Holambra

De acordo Alessandra Caratti, diretora de Turismo e Cultura de Holambra, é um orgulho para a cidade poder acompanhar de perto o desenvolvimento da orquestra. “O prefeito Dr. Fernando é um grande entusiasta e incentivador da orquestra, desde o começo. É um trabalho que valoriza nossas raízes culturais. A integração, a troca de experiências com outros grupos é saudável e só faz crescer”, afirmou.

A orquestra holambrense é resultado da Oficina Gratuita do instrumento oferecida há dois anos e meio pela Prefeitura. As aulas com o maestro são realizadas às quintas-feiras, também no Centro de Cultura e Eventos. Moradores a partir dos 10 anos de idade já podem participar e começar a praticar

Para se inscrever basta comparecer ao mesmo local onde as aulas são realizadas com o Cartão Cidadão e o RG. A prefeitura ressalta que é importante os alunos possuírem uma viola para levar nas aulas e para ensaiar em casa.

Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.

21 visualizações0 comentário
bottom of page