• Da redação

Flagramos o trabalho das Agentes de Saúde no combate ao Aedes aegypti em Holambra!


Nosso ‘Cena Urbana’ registra aqui um trabalho de grande importância e que, a princípio, é uma daquelas tarefas em que as pessoas costumam olhar e dizer: “o pessoal da Prefeitura apenas cumpre sua obrigação”. Mas não é assim! E falo com o conhecimento de quem trabalhou por cerca de seis anos na Regional Campinas da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde, onde fui Visitador Sanitário.

O trabalho que as meninas da Prefeitura de Holambra – nas fotos, da esquerda para a direita: Celia Jesus Domingues, Ana Mariele da Silva, Maria Galli e Elaine Christina Silva – realizaram neste sábado (21/10), no bairro Imigrantes, é preventivo no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti e tem uma causa essencial: evitar que pessoas sejam contaminadas por doenças tropicais como dengue, frebre chikungunya e zika vírus.


Elas estavam em plena atividade nas visitas casa a casa para orientar os moradores sobre como evitar que latas, garrafas, pneus velhos e pratos de suporte para vasos de xaxim, entre outros recipientes, se tornem criadouros do mosquito. Afinal, qualquer mixaria de água parada serve para a fêmea depositar ali os ovos e dar início ao ciclo de transformação larva – pupa – mosquito alado. Isso tudo acontece em aproximadamente 15 dias. E o calor é a época mais propícia à proliferação do Aedes.

Assim como os já realizados e os que ainda acontecerão, o mutirão no bairro Imigrantes é responsabilidade da Prefeitura de Holambra, por meio do departamento municipal de Saúde. Então, nada mais justo que darmos um destaque (e valorizarmos) o trabalho das Agentes de Saúde que estão lá, em pleno sábado, zelando pelo bem-estar de toda a população.

Portanto, morador, ao ouvir palmas em seu portão, não custa nada atender e permitir a entrada desse pessoal, que trabalha devidamente identificado e tem informações importantes a lhe dar. E digo mais: siga as orientações no folheto que lhe entregam. Cada um fazendo a sua parte, não tem mosquito!

Fotos: Sílvia Cahen - JC Holambra.

#Mutirãocontraadengue #AgentesdeSaúde #Visitascasaacasa #Orientação #Folhetos #PrefeituradeHolambra

0 visualização