top of page

Cidade em festa: Peixe picante com limão!


Final de semana festivo na cidade, com Holambra comemorando 26 de anos de emancipação política. A cidade chega aos 26 anos cheia de graça, feito moça airosa, festiva e colorida cercada de primavera, esbanjando flores e aromas, com viço de juventude.

Este projeto começou há bem mais tempo, exatamente há 57 anos atrás, com a chegada dos primeiros imigrantes holandeses e o que vislumbramos hoje é fruto de muito trabalho e esforço físico, de uma época de poucos recursos, mas de muita união e solidariedade. Foi o verdadeiro espírito de equipe que gerou a comunidade e lançou as primeiras raízes para formar uma cidade.

Cidade esta que cresceu e pouco a pouco foi atraindo outros moradores, fundiu culturas e ganhou respeito nacional pelas suas flores, seu diferencial turístico e sua excelente qualidade de vida.

As flores aqui produzidas enfeitam não só muitos lugares em nosso país, mas também atravessam fronteiras, invertendo o caminho inicial, legitimando a merecida alcunha de “cidade das flores”!

Cabe a nós, cidadãos, darmos continuidade a este trabalho tão bem feito, a esta conquista tão grandiosa, colheita de um trabalho, duro, constante e obstinado, para que ela se mantenha neste caminho e não se perca por aí, como já aconteceu com tantas outras jovens cidades e cresça sem perder a sua identidade e a qualidade de vida conquistada a duras penas e muito suor, sob o sol inclemente dos trópicos.

O desenvolvimento e consequente crescimento é importante e natural, mas decisões administrativas equivocadas podem colocar muitas coisas a perder, portanto, precisamos estar sempre atentos e acompanhando de perto nossos administradores, exercendo nossa cidadania, imbuídos do mesmo espírito de equipe que criou a cidade que por estes dias aniversaria.

A receita comemorativa vem em sabor de peixe, que pela leveza saudável de sua carne harmoniza tão bem com a bela primavera que nos cerca e dará o tom festivo da mesa neste final de semana e de muitos outros que virão.


A receita tem preparo muito fácil, pois visa atender também os leitores que, apesar do feriado não vão ter recesso e terão um dia normal de trabalho, pois o período de finados se aproxima. A crise que o pais atravessa é muito séria e só será vencida com comprometimento e responsabilidade, portanto, vamos aproveitar o excelente exemplo dos primeiros imigrantes e continuar fazendo a diferença!

INGREDIENTES

1 Peixe inteiro limpo e sem escamas (escolha o de sua preferência entre 1 ½ a 2 Kg)

3 Talos de capim-limão amassados (também conhecido como capim-santo)

6 Dentes de alho finamente picados

1 Cenoura ralada

3 Colheres sopa de coentro bem picado

1 Pimenta dedo de moça bem picada

3 Colheres de café (de açúcar)

4 Colheres de sopa de molho de soja (shoyu)

Suco de 2 limões

Coentro fresco para decorar

Rodelas de limão para decorar

3 Colheres de sopa com azeite

Sal e pimenta do reino a gosto, para temperar o peixe

PREPARO

Se não tiver a faca especial de peixe, utilize uma faca afiada e com ponta: faça incisões nas laterais do peixe.

Unte uma assadeira com uma das colheres de azeite de oliva e acomode os talos de capim-limão amassados (este procedimento é feito para liberar o aroma e agregar sabor ao peixe, sem citar a terapêutica) e coloque sobre ele o peixe, temperado com sal e limão.

Regue com a azeite restante e leve para assar em forno preaquecido por 30 minutos, até o peixe estar assado e levemente dourado. Enquanto o peixe assa, prepare o molho. Numa vasilha, misture o alho, a cenoura ralada, o coentro, a pimenta, o açúcar, o molho de soja e o suco de limão. Misture tudo muito bem.

Retire o peixe do forno, regue com o molho, decore com o coentro e as rodelas de limão e leve à mesa. Delicie se com este prato lindo, delicioso, saudável e festivo!

RENDIMENTO: 6 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Arroz, batatas ao vapor, salada de folhas verdes com tomate e flores comestíveis!

DICA: Se quiser dar um toque mais agridoce ao peixe, junte meia garrafa de leite de coco ao molho

NOTA

O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira é uma planta medicinal pouco conhecida, mas com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem-estar.

Originária da Índia é amplamente cultivada em países de clima tropical e se desenvolve bem, em praticamente todo o Brasil. É utilizada principalmente na forma de chá e sucos, com efeito calmante, analgésico e antitérmico, cientificamente comprovados.

Atualmente vem ampliando significativamente seu aspecto culinário, antes bastante restrito a culinária oriental. Devido a sua função desintoxicante, o capim-santo também é incorporado em muitas dietas de emagrecimento.

13 visualizações0 comentário
bottom of page