• Da redação

Ato Cívico e apresentações na Rua da Amizade agitam o feriado em Holambra


Solenidade teve apresentações da Orquestra de Violeiros e alunos da escola Parque dos Ipês, Coral Reviver e Fanfarra Amigos de Holambra; alunos da rede municipal de ensino também se apresentaram na Rua Coberta.


Nesta sexta-feira, 27 de outubro, Holambra comemorou seu 26º aniversário de emancipação político-administrativa com muita festa. Por volta das 9h as festividades começaram em frente ao Paço Municipal, com o hasteamento das bandeiras e a realização de um Ato Cívico, que contou com as presenças do prefeito Fernando Fiori de Godoy, membros do secretariado da Prefeitura e convidados. Por volta das 14h foi a vez dos alunos da Escola Municipal Parque dos Ipês se apresentarem no palco da Rua da Amizade.

A solenidade da manhã teve início com um breve discurso da presidente da Câmara Municipal, Naiara Hendrikx, e do vice Fernando Capato e do prefeito. O vice-prefeito destacou a graduação do grupo de bombeiros voluntários, ocorrida esta semana.

Já o prefeito Fernando Fiori citou o desenvolvimento da cidade ao longo de seus 26 anos e algumas conquistas obtidas, como por exemplo, a vinda do hotel da rede Transamerica Prime e a limpeza do município. Fernando também ressaltou que tem se concentrado em fazer o melhor pela cidade ao invés de se importar com baixarias vindas de seus adversários políticos.

Após os pronunciamentos houve o hasteamento das bandeiras sob o som da Orquestra de Violeiros de Holambra, que apresentou o Hino Nacional e outras músicas. Uma delas foi interpretada com a participação dos alunos da Escola Parque dos Ipês.

Na sequência o Coral Reviver (da Terceira Idade) e a Fanfarra Amigos de Holambra também realizaram apresentações especiais para comemorar a data. As duas apresentações cativaram o público presente.

Silene Cristina Guarnieri, moradora de Holambra há 47 anos, mora no bairro Palmerinha e destacou a vivência na cidade desde quando Holambra possuía apenas estradas de terra. Ela ressaltou as principais mudanças que marcaram o município, em sua opinião. "Acredito que um dos principais pontos de melhoria em todos esses anos foi a saúde. O atendimento aqui é ótimo e a estrutura também", disse. "Posso dizer que Holambra está ótima e muito bem cuidada".


No encerramento do evento, pedaços de bolo doados pelas Confeitarias Martin Holandesa, Zoet em Zout e Sônia Castel foram distribuídos aos moradores presentes.

Concurso Fotográfico

Após todas as apresentações foi a vez de o público conhecer os vencedores do concurso “Holambra: Revelando Memórias”. Segundo a diretora de Turismo e Cultura, Alessandra Carati, que coordenou a premiação, o objetivo era incentivar as pessoas a começarem a contar histórias por meio de olhares, momentos e imagens do lugar onde vivem. Conheça os três primeiros colocados:


1º Lugar: Priscila Petrolini, com a foto "Prefeitura da Estância Turística de Holambra" - Obteve 186 pontos.

"Não tenho nem palavras, foi inesperado ter conseguido o 1º lugar. Achei o tema muito interessante e procurei por diversas fotos antigas, principalmente da prefeitura, onde descobri que este espaço já foi até um centro médico. No ano retrasado eu participei e ganhei em 2º lugar. Atualmente a fotografia é minha profissão e eu simplesmente a amo."

2º Lugar: Daiana Tâmata - Foto: Igreja do Divino Espírito Santo - 183 pontos.

"Eu pensei em diversos lugares e foi difícil escolher um. Por fim decidi pela igreja porque sua arquitetura teve uma mudança bacana e é um símbolo da cidade. Tive cuidado com os ângulos, também, devido a mudança de cenário. Se não me engano já é a quarta vez que participo e sempre ganhei em segundo lugar até agora. Tenho 3 troféus de segundo lugar e acho que é meu número da sorte!"

3º Lugar: Lucas Domingos - Foto: O lago - 182 pontos.

"Para mim foi uma satisfação ter ganho o terceiro lugar. Eu já havia participado das duas últimas edições. Tenho a fotografia como hobby, mas também a utilizo como uma extensão do meu trabalho, que é designer gráfico", explica.

De acordo com Alessandra, o concurso atingiu a expectativa e os participantes realmente se engajaram na proposta."Foi muito positivo, pois nós queríamos que as pessoas entrassem dentro da proposta e elas entraram, ou seja, buscaram a história de Holambra e conseguiram 'linkar' com esta proposta", disse. "Ano que vem já se completa os 70 anos da imigração holandesa e estamos pensando em algo deste tipo para o próximo concurso", adiantou.


Rua da Amizade

As comemorações tiveram continuidade a partir das 14h, no palco da Rua Coberta. Ali, alunos da Escola Municipal Parque dos Ipês realizaram uma apresentação com músicas sobre a cidade.


Os estudantes organizaram uma apresentação especial, que misturou creografias, um misto de coral de vozes e acompanhamento com viola caipira.

Confira fotos dos eventos realizados no feriado:

Fotos: Maria Elisa Moraes - Site JC Holambra.

#AtoCívico #Música #CoralReviver #FanfarraAmigosdeHolambra #OrquestradeVioleiross #Comeorações #AniversáriodeHolambra #Programação #holambrenses

0 visualização