• Da redação

Colunista do JC Holambra participa de concurso gastronômico da Ana Maria Braga


Beatriz Chassot, culinarista holambrense que publica receitas na coluna "Simples e Sofisticado" , foi selecionada para concorrer ao prêmio Top 20 Receitas.


Beatriz Chassot, colunista responsável pelo espaço Simples e Sofisticado do Jornal da Cidade é mais um exemplo de que, para quem busca conquistar, vale a pena arriscar. A prova disso é que uma de suas receitas foi selecionada entre as 60 melhores avaliadas pelo juri técnico do concurso "Top 20 receitas", promovido pelo programa da apresentadora Ana Maria Braga, na Rede Globo.

Agora, ela está na fase final, onde as 20 melhores receitas escolhidas através de voto popular (likes) e de uma nova avaliação dos jurados, serão premiadas. Segundo Beatriz, a seleção foi uma surpresa, já que amantes da cozinha de todo o Brasil enviaram seus pratos. "É que você fica pensando: o programa da Ana Maria Braga é assistido no Brasil todo, são muitas receitas que caem a mão dela, milhares de opções. Por que a minha?", disse.

De acordo com a colunista, sua participação no concurso foi um tanto inusitada, tendo em vista que a receita enviada ao programa serviu um café da tarde a ela e uma amiga."Esse concurso vem acontecendo o ano inteiro e alguns leitores me diziam: “Por que você não participa com uma receita?” E eu brincava: "Mas são tantas, publico sobre culinária há quase seis anos, não sei o que escolher".

Também achei que este concurso havia acabado, no entanto, devido à seu grande sucesso, foi prorrogado", afirmou. "Então, em um final de tarde convidei uma amiga da família para tomar um chá e preparei a famosa Torta de Damasco. Essa minha amiga, a Ludimila, fez fotos dela. Foi então que, em tom de brincadeira, enviei a receita e duas semanas depois recebi o comunicado de ela tinha sido selecionada."

Para conferir a recita completa clique aqui e, para votar, basta clicar no coração em rosa, situado no início e no final da página do site e garantir o seu like.


Querida por muitos

Mas porque enviar uma simples torta servida em um café da tarde? Segundo Beatriz, realmente seu preparo é simples, mas seu sabor conquista a grande maioria que a experimenta. "Escolhi enviar a Torta de Damasco porque todo mundo adora e é muito saborosa e sofisticada; Apesar de ser preparada com massa folhada e damasco, seu modo de preparo é simples", disse.


Colunista do JC Holambra concorre à concurso gastronômico da Ana Maria Braga - Jornal da Cidade  - JC Holambra

Para Beatriz, a simplicidade no preparo e o toque de sofisticação, ou seja, o toque pessoal de cada "cozinheiro" são fatores que promovem a diversidade entre as receitas. "

Outro motivo pelo qual a escolhi foi pela acessibilidade ao público. Sempre procuro tornar as receitas que publico acessíveis a todos, o que gera um interesse maior pela cozinha", afirmou. "Acho que foi isso que deu o destaque e fez com que ela fosse escolhida por um grupo de jurados da área profissional, afinal, as receitas se diferenciam através do toque pessoal que cada um coloca em seu prato".

Paixão de infância

Beatriz Chassot gosta de culinária "desde que se conhece por gente", já que desde os 10 nos de idade se arriscava na cozinha, onde costumava contrariar os critérios da mãe. Seu primeiro envolvimento profissional com a área foi num programa culinário chamado Aninha Comas na TV, exibido em uma rede televisiva em Porto Alegre (RS), do qual era produtora.

Desde então a paixão pela cozinha apenas aumentou e, posteriormente, resultou na premiação de primeiro lugar conquistada em um concurso promovido pelo jornal O Estado de São Paulo. A receita vencedora foi publicada em um caderno especial do "Estadão". Para Beatriz, ter vencido esse concurso garantiu-lhe uma outra projeção além dos prêmios.

"Após ler a receita o jornalista Luiz Alves, que trabalhou como redator e editor do JC Holambra impresso, me convidou para publicar esta receita vencedora no jornal concorrente, para o qual trabalhava na época. Sendo assim, costumo dizer que esta é minha colheita e é um grande prazer dividi-la com meus leitores e família”, disse.

Estímulo

"Alguns têm o dom para jardinagem, outros para a pintura. O meu dom é a culinária. Nunca fiz nenhum curso específico nessa área e tenho, basicamente, um olhar sobre a coisa que torna tudo mais fácil, um toque empírico. Minha casa sempre foi uma referencia de comer bem. Sempre tive uma visão simplificada de tudo e sei que podemos comer bem gastando pouco, utilizando alimentos da estação com sofisticação. Um exemplo disso é colhendo ervas na horta.

Acho que para a cidade é importante ter uma moradora participando de um concurso desta abrangência, assim como para o Jornal da Cidade também é. Se houver uma boa evolução é uma projeção para a equipe e para a cidade: Holambra está entre os finalistas. Isso também é um estímulo para meus leitores, que, se gostam da arte de cozinhar e sentem vontade em participar de concursos como este, com certeza devem ir em frente, independente de serem selecionados ou não" , finaliza.

Foto: Maria Elisa Moraes/Site JC Holambra

#AnaMariaBraga #RedeGlobo #ConcursodeCulinária #Top20receitas #AmoràCozinha #Holambra #holambrense #TortadeDamasco #ColunaSimpleseSofisticado #JCHolambra

14 visualizações0 comentário