top of page

Fila de espera por exames de mamografia em Holambra é zerada através de Mutirão do Outubro Rosa


Além dos múltiplos atendimentos, ações de conscientização também foram realizadas nos prédios de saúde pública.


No mês de outubro, no qual é realizado a campanha do Outubro Rosa - prevenção contra o Câncer de Mama - 170 mulheres holambrenses foram atendidas pelo mutirão de exames organizado pela Prefeitura. Segundo esta, a iniciativa, idealizada pelo prefeito Fernando Fiori de Godoy, ampliou em mais de 400% o número de atendimentos realizados em clínica local durante a campanha, zerando assim a fila de espera.

Atualmente, 25 moradoras que agendaram o exame no mês de outubro, com o mutirão em andamento, aguardam pelo exame e, segundo a Administração Pública, serão atendidas esse mês.

Oferecemos 40 exames mensais de mamografia na cidade, além de procedimentos em hospitais de referência como o Ambulatório Médico de Especialidades de Amparo, inaugurado esse ano”,  afirmou o diretor da departamento municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.

A parceria firmada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CISMETRO, com a Clínica Maraton, de Holambra foi a responsável pela realização dos exames. Além dela, o município é assistido em exames dessa natureza por hospitais públicos da região com transporte gratuito oferecido pelo departamento municipal de Saúde. 

Além do mutirão, o setor desenvolveu ao longo do mês de outubro outras ações de conscientização nas unidades básicas de Saúde e na Policlínica Municipal, como por exemplo, materiais impressos com orientações acerca do autoexame das mamas foram distribuído aos moradores da Cidade das Flores. Segundo Valmir, o empenho dos servidores foi fundamental para o sucesso do mutirão.  "Trabalhamos fortemente para organizar e agendar as consultas na ordem de espera para que ninguém fosse prejudicado. Tudo dentro do mês. Esses 170 exames são fruto de um importante trabalho de busca incessante do prefeito por novas parcerias nos últimos anos", disse o diretor. A Prefeitura ressalta que as unidades de saúde de Holambra oferecem gratuitamente consultas com médicos para acompanhamento regular da saúde da mulher e que os postos de atendimento dispõem de profissionais para orientações necessárias à prevenção do câncer.

Foto: Divulgação/Internet.

11 visualizações0 comentário
bottom of page