top of page

Saúde divulga ações do “Novembro Azul”, que também terá orientações sobre o diabetes


A Prefeitura de Holambra preparou ações especiais para o “Novembro Azul”, campanha destinada à prevenção do câncer de próstata. De acordo com o departamento municipal de Saúde, uma atividade acontecerá durante todo o mês: a distribuição de panfletos com informações sobre ações preventivas nas unidades básicas de saúde e em diversos pontos do município.


Já no próximo dia 14 de novembro haverá uma ação direta: das 10h às 19h, na Avenida Rota dos Imigrantes será montada a “Tenda Azul”, onde profissionais da saúde darão orientações aos moradores e transeuntes. Também nessa data, a partir das 19h, o médico urologista Humberto Marino de Lúcia, da Policlínica Municipal, vai tirar dúvidas sobre câncer de próstata na Unidade Básica de Saúde do bairro Imigrantes.

O bate-papo se repetirá no dia 21 de novembro, também às 19h, no PSF do Santa Margarida. Qualquer pessoa pode participar das rodas de conversa, que busca esclarecer e conscientizar os homens sobre a importância dos exames preventivos. “É importante que o homem se cuide e procure um urologista para avaliar a necessidade de iniciar os exames a partir dos 45 anos”, alerta Valmir Marcelo Iglesias, diretor municipal de Saúde.

Segundo ele, “informação é fundamental e o preconceito precisa ser deixado de lado. Quando o diagnóstico é feito precocemente a chance de cura é grande”. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) “José Alencar Gomes da Silva”, essa é a doença mais frequente em homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele. Em Holambra são registrados, em média, de 8 a 10 casos por ano. Conforme a Prefeitura, para marcar a campanha o Moinho Povos Unidos (foto em destaque) permanecerá iluminado na cor azul até o final de novembro.

Diabetes

Em 14 de novembro, data em que a Tenda Azul estará disponível na Rota dos Imigrantes, comemora-se também o “Dia Mundial de Combate ao Diabetes”. Por esse motivo, além das orientações acerca do câncer de próstata, serão realizados gratuitamente exames de glicemia e explicações sobre o diabetes. Mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença hoje no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

8 visualizações0 comentário
bottom of page