top of page

Polidez


Parece que naquele dia certinho eu iria encontrar em meu caminho diversas pessoas que nem sabem o que quer dizer polidez. Tenho certeza que meus leitores sabem perfeitamente o significado dessa palavra. Mas, para aumentar o conhecimento da dita cuja, aqui vai um lembrete. Polidez: afabilidade, atenção, cortesia, delicadeza, educação, elegância, civilidade, urbanidade, polimento, bondade, elegância e muitos outros sinônimos.

Chego a uma loja para fazer uma compra e vem aquela frase tão chocante quanto sem polidez: O que você quer? Sinto uma vontade de dizer: O Senhor me conhece? Ou então sair correndo dali. Acho que todos os atendentes, seja no comércio ou em outro tipo de local, deveriam fazer um curso de atendimento que deixasse o comprador mais satisfeito.


Acima, ele poderia aplicar qualquer sinônimo de polidez que estaria se saindo muito bem! Um sorriso atencioso abre um bom caminho para uma boa venda. Do mesmo jeito, o comprador também pode ser atencioso quando for fazer alguma compra.

Há poucos dias eu estava numa farmácia quando entrou um senhor em altos brados dizendo:

- Onde está o desconto desse remédio? E revirava a caixinha por todos os lados. - Está incluído na nota que lhe dei, meu senhor!

- Esse povo é assim mesmo! Quer tapear todo mundo!

Aos berros, foi para o local do pagamento. Era um verdadeiro show para diversos assistentes que, estatelados, assistiam tão grande falta de educação. Em seguida, ele volta com aquela cestinha onde se colocam os comprimidos e a taca sobre o balcão com toda força!

- Não compro mais nada! Essa farmácia não tem ninguém para me atender!

E garbosamente, nariz empinado, saiu olhando para a assistência! Eu já não estava mais aguentando tamanha estupidez do “artista” e cheguei bem perto dele e lhe “lasquei”:

- Meu senhor! Desse jeito o senhor sabe que vai ter um formidável infarto? E sabe Deus se vai ter cura!

A farmacêutica vendedora, com os olhos estarrecidos, me disse:

- Muito obrigada, minha senhora! Não podemos dizer uma só palavra numa situação como essa!

A verdade é que o susto valeu! O valentão saiu como um vento, morrendo de medo que aquilo fosse praga! Mas, não, esse coitado é um infeliz que nunca teve quem lhe ensinasse o significado da palavra polidez!

62 visualizações0 comentário
bottom of page