top of page

Holambrenses participam das primeiras oficinas de introdução à fotografia digital


O último final de semana, dias 11 e 12 de novembro (sexta e sábado) foi de aprendizado para holambrenses de diversas idades, profissões e objetivos. Eles participaram na Biblioteca Municipal dos dois primeiros encontros da Oficina de Introdução à Fotografia Digital, resultado da parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Cultura do Governo do Estado e a Poiesis Organização Social de Cultura.


Na primeira metade da oficina os participantes conheceram um pouco da história da fotografia e aprenderam os fundamentos básicos para se construir uma leitura visual, além dos equipamentos e técnicas a serem utilizadas na arte de clicar imagens, colocando em prática o que foi absorvido na teoria.

Vitória Aparecida Janini, de 17 anos, era uma das participantes e levou seu celular para os trabalhos de sábado. Ela pretende ser fotógrafa e não imaginava que o campo de atuação é bem abrangente. A garota também se surpreendeu com a quantidade de coisas novas que aprendeu. “Diafragma, luz, ISO, foco. Eu não sabia muito. No celular tem o ISO e eu não usava”, conta, surpresa.

O jovem Gabriel Expedito da Silva também planeja se tornar fotógrafo, mas já tem algum conhecimento na área, pois concluiu no primeiro semestre um curso superior de Tecnologia em Fotografia, mas teve pouca atuação prática na atividade. A oficina realizada em Holambra, segundo ele, foi a oportunidade de dar mais um passo na direção de seu objetivo profissional.

“É importante relembrar e ver coisas novas. Além disso tem a questão do contato com alguém que é profissional com larga experiência da área. Eu tô tentando me inserir no mercado e vim tirar dúvidas sobre isso, sobre a qualidade das minhas fotos”, disse Gabriel.

Foi para aprender algumas técnicas para fotografar a família que a analista financeira Natália Santos participou na oficina. Ela sempre teve interesse em fazer um curso e quando soube da iniciativa gratuita foi se inscrever. “São caros os cursos de fotografia, mesmo para iniciantes, então tratei de aprender porque espero poder fazer fotos mais legais, sem tremedeira, sem fundo feio, com a luz legal, enfim, aprender a manipular minha máquina”, explica.

Quem também não perdeu a oportunidade foi o economista aposentado Francisco Sales Pimentel de Almeida. Natural de Belém (PA), ele mora em Holambra há dois anos e confessa que gosta de viajar pelo mundo e retratar esses momentos especiais. Tanto que até perdeu as contas de quantas imagens tem guardadas. Mas os registros sempre foram feitos de forma amadora. “Quantas fotografias boas eu poderia ter tirado bem melhor, não é? Aprendi coisas que eu não imaginava que seria tão importante para tirar uma fotografia mais alinhada”, avaliou.

Para o prefeito Fernando Fiori de Godoy, cursos como esse, com profissionais experientes e qualificados, são importantes para oferecer aos moradores novas oportunidades de aprendizado, de trabalho e de geração de renda. “Trabalhamos forte para proporcionar acesso a atividades que preparem os holambrenses profissionalmente. Iniciativas como essa podem transformar a vida das pessoas”, destaca.

A oficina é ministrada por Bruna Grassi, que é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP, mestre em Comunicação e Jornalismo, especialista em Teorias da Imagem e Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, em Portugal. A profissional estuda e desenvolve trabalhos fotográficos em diversas áreas e possui obras premiadas e expostas em países como Inglaterra, França e Itália.

Para ela é uma experiência enriquecedora trabalhar com um grupo tão heterogêneo. “Pessoalmente eu acho maravilhoso, um desafio. Como educadora é um paraíso”, contou. “Diversidade vem agregar. Faz com que a gente saia da nossa zona de conforto, faz com que a gente reflita e, como artista, ainda me mostra um leque de criatividade muito grande”.

De acordo com a programação divulgada pela Prefeitura de Holambra, os próximos encontros acontecerão nos dias 17 e 18 de novembro. Em 2 de dezembro está prevista uma exposição fotográfica para apresentar o material produzido pelos alunos durante o curso.

Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.

5 visualizações0 comentário
bottom of page