top of page

Cozinha criativa e saborosa: Frango grelhado com cebola caramelada e cogumelo Paris fresco!


Semana quebrada ao meio por um feriado que celebra o dia da Proclamação da República Brasileira, seja lá o que atualmente isto possa significar e, consequentemente, o que se possa festejar. Após a parada inusitada e o descanso que ela trouxe com a quebra da rotina semanal, uma quinta feira com jeito de sábado e as pessoas um tanto confusas, tentando acertar o passo.

Se a data alusiva da Proclamação da República Brasileira não fez muito por merecer as celebrações, o feriado foi marcado por um dia deslumbrante de primavera, onde a mesma reinou em toda a sua plenitude, já trazendo consigo um gosto de saudade, pois logo vai encerrar o seu ciclo e ceder o posto a nova estação.

Num dia tão especial com a família em casa, o almoço não poderia ser muito corriqueiro, mas ao mesmo tempo a parada inusitada trazia um sabor de preguiça, que a sinfonia contínua dos pássaros ajudava a respaldar.

Molezas a parte, o dever falou mais alto. Espantei a preguiça e me dirigi à cozinha de cabeça leve, mas sem ter um cardápio montado. Abri a geladeira e me deparei com dois bifes grelhados de frango que haviam sobrado do dia anterior, e logo abaixo uma embalagem de cogumelos Paris frescos, que são encontrados facilmente em mais de um dos nossos supermercados.

Ao lado, na cesta, uma enorme cebola roxa me seduziu com a sua cor viva e brilhante. Na minha frente, um pote com tomilho fresco (adquirido em nossos Garden centers), completou em minha mente a foto do que viria a ser o nosso almoço de 15 de novembro.

Receita testada e prato aprovado com unanimidade pelos familiares, me levou à ideia de dividir a mesma com meus leitores nesta semana, para reforçar que podemos fazer muito com pouco e usar a criatividade para criar novos pratos e evitar o desperdício!


INGREDIENTES:

500 gramas de peito de frango grelhado cortado em tiras]

1 Cebola roxa grande cortada em eia lua e depois em tiras no sentido do comprimento (Juliane)

1 Embalagem de cogumelos Paris frescos cortados em 4 no sentido do comprimento

1 Xícara de chá de saquê (se não tiver, pode usar vinho branco ou água)

6 Colheres sopa de azeite

1 Colher chá de sal (usei o sal rosa do Himalaia)

1 Colher de café de gengibre

3 Ramos de tomilho fresco

1 Xícara de chá de coentro ou cheiro verde picado

Pimenta do reino moída na hora a gosto (para este prato usei a pimenta verde, mas pode ser a preta)

PREPARO:

Utilize uma frigideira antiaderente de fundo amplo e coloque as seis colheres de sopa de azeite e distribua a cebola e os ramos de tomilho fresco. Assim que começar a refogar, abaixe o fogo e vá mexendo de vez em quando. Este processo dura de 10 a 15 minutos, pois a cebola deve ficar num tom dourado/marrom: caramelada, mas sem estar queimada, pois senão fica amarga.

Quando a cebola já estiver no ponto, acrescente o sal e dê uma mexida (o sal não deve ser acrescentado antes, pois o açúcar que a cebola libera facilita o processo de caramelização). Junte então o frango já grelhado e cortado em tiras, os cogumelos cortados em 4 pedaços, o gengibre em pó e misture tudo muito bem.

Deixe refogando por 2 minutos, se achar necessário acrescente um pouco mais de azeite e se gostar coloque a pimenta moída na hora.

Acrescente a xícara de saquê, espere levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a frigideira e mantenha cozinhando por 3 minutos. Desligue o fogo, junte o coentro, ou o cheiro verde fresco, de uma mexida e está pronto para ir a mesa.

Simples de preparar, com sabor leve e delicioso!

RENDIMENTO: 4 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Arroz, salada de folhas verdes e tomates!

DICA: Se for vegetariano, tire a carne do preparo, que continuará saboroso da mesma forma.

A carne de frango também pode ser substituída por carne de gado!

NOTA: O tomilho além de fazer boa figura em diversas receitas culinárias, dando um toque de leveza e uma leve adstringência, possui também várias propriedades terapêuticas, entre as quais se destacam: antissépticas, antitússicas, antiespasmódicas e antielmínticas.

64 visualizações0 comentário
bottom of page