• Da redação

União entre tradição e múltiplos sabores é chave para o sucesso da confeitaria holandesa Zoet en Zou


Tudo começou há 25 anos: Maria Meulman e sua irmã vendiam bolachas para arrecadar fundos para a Escola Doméstica de Holambra. Aos poucos, as famosas bolachas foram caindo no gosto dos moradores que, incentivaram Maria a vendê-las por encomenda.


Porém, vendo a mão boa que as irmãs tinham, os mesmos começaram a sugerir : E por que não tortas? E assim começou a confeitaria: Entregando pequenas encomendas para moradores e estabelecimentos comerciais da cidade até abrir uma pequena loja no fundo de casa.

Atualmente, a confeitaria holandesa Zoet en Zout chama a atenção de quem a visita por sua infinidade e diversidade de doces, típicos holandeses e contemporâneos, postos a disposição. Os quitutes variam desde tortas típicas como a de Damasco, por exemplo, para o doce de rosas e os demais doces de flores, além da nova ala de Gelattos. Para ambas as gostosuras, sempre há uma pitada de ingredientes importados da Holanda e da Itália, como a Amarena e o Pistache por exemplo.

Segundo Juliana Meulman, uma das filhas de Maria que bota a mão na massa junto com a mãe na cozinha, o forte do estabelecimento são os doces mas, os salgados e os cafés tradicionais e o capuccino oferecem uma opção diferente para os visitantes. Alguns ingredientes importados também complementam o sabor dos salgados, como por exemplo os famosos croquetes de carne e frango.

E não para por aí: Pães integrais caseiros e sem conservantes, bolos e doces para festas de casamento e aniversário também estão dentro das especialidades da confeitaria. Enquanto as irmãs Cláudia Meulman e Kátia cuidam da parte administrativa, Juliana, formada em um curso de confeitaria específico na Holanda, e a mãe, com a ajuda dos funcionários cuidam da confecção dos doces e bolos. Segundo Maria, elas fazem entregas para festas até em Campinas e Sousas.

Além do novo espaço inaugurado recentemente para atender ainda melhor os clientes, a confeitaria do lago, como é chamada por oferecer uma bela vista para o Lago Vitória Régia, ainda terá muito mais para oferecer. Segundo Juliana, os planos continuam: "Não queremos parar de inovar, por enquanto, as ideias estão fluindo", disse.

Conheça a confeitaria Zoet en Zout:

Foto: Maria Elisa Moraes/Site JC Holambra.

#ConfeitariaHolandesa #Holambra #Turismo #CidadedasFlores #Doces #Café #ComidasTípicas #Holambrenses

15 visualizações