top of page

Meias luas de carne moída com cogumelos!


Num ano difícil como este, com tantas turbulências e desagravos, que no mínimo tornaram a vida de todos os cidadãos brasileiros bem mais complicada e tortuosa, salta aos olhos as expressões de cansaço no semblante de muitas pessoas, acompanhadas também por um traço de desesperança.

Também pudera, quando sentimos um pequeno sopro de mudança que nos traz algum ânimo e nos faz acreditar que as coisas ainda podem ter conserto, logo na sequência somos contemplados, por manobras vis, que jogam nossa esperança novamente ao chão.

Como a coluna está sempre atenta aos sinais de seus leitores, a receita desta semana vem para dar um toque diferenciado e trazer alegria a mesa de todos, usando ingredientes de baixo custo, mas moldados em forma requintada e sabor apurado.

Estas meias luas de carne moída são uma receita bastante antiga, usada em tempos idos e não gourmetizados como o as atuais, para ornamentar a mesa das famílias nos almoços especiais de domingo, embalados por muito convívio e conversa da boa.

Como vivemos numa crise que parece não ter fim e muita gente está precisando remanejar as contas e conter os gastos, a coluna resgatou este ícone familiar que tem preparo fácil e descomplicado, para ir na contramão do cansaço e também da escassez do dinheiro, mas sem perder a qualidade e a alegria do bem comer.


INGREDIENTES:

½ de carne moída (uso patinho)

100 Gr de presunto, ou peito de peru

100 Gr de mozarela

100 Gr de cogumelos frescos fatiados (uso o champignon)

1 Talo de salsão picado

1 Cenoura picada

50 Gr de manteiga

2 Colheres sopa de azeite

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

INGREDIENTES DO MOLHO:

1 Cebola grande cortada grosseiramente

3 Dentes de alho descascados

1 Lata de tomate pelatti (inteiro em lata)

Folhas de manjericão, ou 1 xícara de cheiro verde picado

Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO:

Tempere a carne com sal e pimenta e divida em 8 porções iguais, ou pelo menos semelhantes. Faça uma bola com cada uma destas partes e achate com um batedor de bife, ou mesmo com a mão, até que fiquem em torno de 10 cm de diâmetro.

Coloque sobre cada disco uma fatia de presunto e uma de mozarela, recorte os excedentes com uma faca afiada, ou com uma tesoura de cortar carne e reserve.

No centro do disco de carne, já com o presunto e a mozarela, coloque um montinho de cenoura e salsão, que deverão ser picados bem miúdos, ou ralados.

Dobre então os discos ao meio, de maneira a formarem meias luas.

Unte uma assadeira com azeite e leve as meias luas para assar em forno médio preaquecido por 30 minutos. Enquanto as meias luas assam, vá preparando o molho de tomate, que é muito fácil e simplificado, pois é só colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater.

Coloque então a manteiga na panela com as 2 colheres de azeite (isto vai evitar que a manteiga queime), para derreter e acrescente os ingredientes do liquidificador. Acerte o tempero ao seu gosto e deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos.

Junte então os cogumelos fatiados e os retalhos de presunto, ou peito de peru bem picados. Se achar necessário e quiser a textura mais líquida, adicione um pouco de água. Deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue então o fogo e acrescente as folhas de manjericão, ou o cheiro verde, tampe e deixe descansar por mais 3 minutos. Enquanto o molho vai dando uma apurada final, retire as meias luas do forno.

MONTAGEM:

Distribua o molho sobre as meias luas e sirva, se quiser apurar ainda mais o sabor, coloque em uma frigideira grande todos os discos da carne, cubra com o molho e deixe fervendo por mais 5 minutos. Vai do gosto de cada um!

RENDIMENTO: 4 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Arroz, batatas ao vapor, polenta, mandioca cozida, legumes... Salada de folhas verdes e tomate!

DICA: Os cogumelos podem ser substituídos por palmito, ou ervilha.

O tomate em lata pode ser substituído pelo fresco (neste caso seriam 6 unidades), lembrando sempre que é fundamental, retirar a casca e as sementes.

Sempre que utilizar tomate, num preparo de molho, lembre se de usar uma pitada de açúcar, para aliviar a acidez.

NOTA: Esta receita com ingredientes de médio custo, resulta num prato bastante sofisticado, que já fica como sugestão para as festas de final de ano.

20 visualizações0 comentário
bottom of page