• Da redação

Com foco no “Não às drogas e à violência”, Proerd forma mais de 160 estudantes holambrenses


Mais de 160 estudantes das escolas municipais Jardim das Primaveras, Novo Florescer, Recanto das Palmeiras e do Colégio Participação (particular) concluíram na noite do último dia 21 de novembro sua participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD, implantado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.


As aulas aconteceram durante todo o ano letivo e foram ministradas pela policial militar (PM) Andi Mastromonico, que recebeu o apoio da Prefeitura e teve auxílio dos profissionais do departamento municipal de Educação. A formatura realizada no Centro de Cultura e Eventos teve as presenças do prefeito Fernando Fiori de Godoy, do vice-prefeito Fernando Capato, vereadores, autoridades militares e centenas de familiares dos formandos.

Falando aos presentes, o prefeito exaltou a parceria com a Polícia Militar para tornar possível a realização do programa nas escolas da cidade. “O PROERD contribui de maneira decisiva para o futuro de centenas de jovens. A orientação é muito importante para que eles façam a escolha certa e saibam dizer não aos riscos do dia a dia”, disse.

O evento reuniu apresentações de dança, entrega de certificados de participação, premiação da melhor redação de cada turma, apresentação musical da Banda da Polícia Militar e uma demonstração do trabalho realizado pelos cães do Canil da PM, simulando procedimentos de segurança e localização de substâncias entorpecentes.

Autora da melhor redação do 5º ano na Escola Novo Florescer, Larissa Vitória Santos leu seu trabalho ao público presentes e revelou sua inspiração para escrever o texto. “Nunca pensei que eu fosse ganhar. Havia textos muito bons, mas fiz com o coração e, principalmente, pensei no que as drogas podem causar e também em orgulhar meu pai, que é o meu espelho”, disse.

Instrutora

Emocionada com o resultado da iniciativa, a policial Andi explica que o PROERD é um dos maiores programas da Polícia Militar e que está muito feliz por participar dessa ação nas escolas de Holambra. “Estou muito satisfeita e orgulhosa do resultado. Tive muitos momentos de emoção que com certeza vão ficar pra sempre no meu coração e também no dos alunos”, conta. “Foi uma parceria muito boa com a Educação desde o início. Tudo isso refletiu no sucesso da formatura”.

O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas e à violência que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes façam escolhas que tenham um impacto negativo em suas vidas. As lições aplicadas visam desenvolver nos estudantes a autoestima, controle de tensões e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões de quem possa incentivá-los a usar drogas.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Holambra.

#PROERD #Holambra #EscolasMunicipais #EnsinoParticular #PolíciaMilitar #NãoàsDrogas #NãoàViolência #Estudantes

17 visualizações